Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Velhos Costumes. Atuais Tradições...



 Velhos Costumes. Atuais Tradições...

A Cura alternativa como é conhecida através do uso das plantas medicinais, acompanha a humanidade desde os seus primórdios. Usada também em grande escala como matéria-prima dos medicamentos sintéticos, aqueles (produzidos em laboratórios industriais), As plantas consideradas “milagrosas” por nossos antepassados, continua sendo plantada nos quintais e usada do mesmo jeito em que usavam os nossos avós.
Aqui no Brasil por exemplo, o uso das plantas começou pelos índios, os quais detém grande conhecimento. Com o passar dos tempos, a sociedade passou também a estudar esse processo e mediante a sua eficácia, foi sendo repassado de pais para filhos num ciclo ininterrupto que predomina até hoje.
Apesar do uso sistemático de medicamentos industrializados e sempre prescrito no uso da medicina convencional. A adesão ao uso dos recursos naturais (plantas) a chamada cura alternativa na sua milenar existência e sobrevivência a toda e qualquer mudança de hábitos e costumes,continua como antigamente através dos chás, xaropes, garrafadas, banhos e tantas outras formas de manipulação. Essas riquezas naturais continuam sendo usadas, superando todo o processo de modernidade.
Há quem diga (os mais antigos), que a cura para tudo está na natureza.
O certo é que, o interesse por essa cultura, rompe fronteiras e chega inclusive nas universidades como fonte de pesquisas para averiguar a eficácia do uso dessas plantas.
Muitas descobertas já foram feitas. A natureza em laboratório, ou nos fundos de quintais, continua mostrando a sua grandeza. As suas milhares de formas de servir o homem através do que o seu solo produz.
Desde o dia 23 (ontem), a escola estadual Edílson Façanha está realizando a Primeira Feira Cultural e de Cidadania. Entre vários temas, faz parte uma ampla e bem organizada exposição de plantas medicinais e seus afins (tratamentos diversos) e degustação de chás e sucos verdes.
Para facilitar, o visitante dispõe de um folheto explicativo em que consta várias amostras de plantas e suas utilidades.
Vale apena você vir e trazer quem puder para esse momento super interessante da feira.
 



A amostra intitulada de PLANTAS MEDICINAIS, foi organizada pelas professoras: Sílvia Rodrigues Mendes, Elizânia Maria Lima Ferreira, Vera Hilda Alves Simoura, Suiane Lins e Ely Késia de Sousa Matos juntamentos com os seus respectivos alunos e o apoio total da Coordenação de Ensino e da direção da escola Edílson Façanha.
és do que o seu solo produz.

Nenhum comentário: