Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Poesias em Foco


A emoção das palavras

A linguagem escrita, talvez, seja a descoberta mais fascinante do homem. Com ela podemos expressar minuciosamente tudo o que até mesmo os sons da nossa fala não conseguem.
Integrando a Feira Cultural e de Cidadania que está acontecendo na Escola Edílson Façanha Bairro Calafate capital de Rio Branco estado do Acre, as turmas do OITAVO ANO do Ensino Fundamental (Manhã e tarde), orientadas pela professora Maria Margarida da Silva Melo, dentro da temática (língua Portuguesa produção textual), produziram verdadeiras obras literárias em forma de poemas.
Segundo a professora, todos os textos expostos são originais e foram criados pelos próprios alunos que usaram suas próprias vivências como inspiração.
Ainda segundo a professora, seu trabalho foi de apenas apresentar os modelos de poemas. “A criatividade das turmas, e a qualidade dos trabalhos, sinceramente me surpreenderam. Todas as minhas expectativas foram superadas. ”Acrescentou a professora.
Das obras expostas, apenas 59 serão declamadas. Mas o importante é ver o mural da criatividade e da arte poética, exposto para que todos possam se deleitar no prazer de sentir o talento que essa galera tem.
Numa breve conversa Com José Anderson, Yandri Gomes e Alexandre de Souza, ambos do oitavo ano “E” autores do poema “um dia de cada vez”, quis saber o que levou-os a esse título, e ao próprio poema. A resposta foi surpreendente: “Estamos vivendo muito preocupados com o futuro. E muitas vezes não temos tempo para viver o hoje. Essa preocupação um tanto exagerada, pode causar estres e outras doenças. Por isso que escrevemos o poema para quem ler, possa refletir sobre todo esse processo da vida moderna”. Afirmam os autores.
As também estudantes do oitavo ano, Raquel Nascimento, Rute Nascimento e késia Cristina. Autoras do poema: “Amizade verdadeira”, falaram que a inspiração veio pela importância que a amizade tem na vida de todas as pessoas. Para elas, ter alguém com quem se possa dividir as alegrias e os bons momentos ou até mesmo as dificuldades, é algo que faz bem para qualquer pessoa.
Ludmila do Nascimento, Rodrigo Oliveira, Jhonatan Alves e Maria Hanyella Costa Xavier, optaram pelo mundo da magia ao escreverem o poema “Fadas”. Segundo elas, essa é uma forma de viver um pouco esse mundo de sonhos que permeia todas as crianças. E o poema também é uma forma de homenagear esse mundo de personagens encantados tão explorado na literatura.
Todas as obras literárias produzidas pelos alunos do oitavo ano, serão transformadas em um livro. Quem quiser conhecer mais esse fascínio da inspiração, visite a escola estadual Edílson Façanha localizada no bairro Calafate, ou visite o nosso blog www.escolaedilsonfacanha.blogspot.com que toda semana será publicado um poema até mostrar toda a obra. E se você puder, comente sobre a leitura e de qual você gostou mais. Nossos autores agradecem a sua interação.



Melhores Musica Gospel - Atualizado

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Parceria de Ensino Escola-Universidade



Parceria de Ensino Escola-Universidade
Acadêmicos do curso de licenciatura em química da Universidade Federal do Acre





























Na obrigação e no dever do aprendizado, buscando e inovando métodos para a profissão docente e no intuito de ensinar os alunos os conhecimentos básicos para a sua formação profissional e vitalícia que a universidade vem por meio de disciplinas como: estagio supervisionado, ensinar acadêmicos as maneiras práticas e diárias do cotidiano de professores da rede pública de ensino. Na instituição de ensino Estadual Edilson Façanha, com auxilio do corpo docente e da administração escolar e coordenadores foi realizado diversos trabalhos com alunos do 6º “C” e “A” e alunos do 7º “A” e “B” do ensino fundamental. Tais temas como:
      Tênia, conhecidas Popularmente como “SOLITÁRIAS”.Parasita adulto que quando adulto pode ser encontrado no intestino de animais vertebrados.Como é um platelminto possui o corpo achatado em forma de fita e possui basicamente 4 partes.
ü  Não possui um sistema digestório. Os nutrientes de que necessitam são absorvidos pela parede do corpo desse animal. Para isso fixa-se a parede intestinal do hospedeiro, de onde passa a se alimentar.
ü  São hemafroditas; Se reproduz sexuadamente, por meio de autofecundação.
ü  Após a autofecundação é originada a proglotegrávida.

      Nematelmintos, também chamados de nematódeos, são vermes que possui o corpo cilíndrico, alongado e de extremidades afiladas. Os nematelmintos podem ser de vida livre ou de vida parasitária. As espécies de vida livre são encontradas nos solos e nas águas. Os de vida parasitários nos vegetais e nos corpos de animais e em seres humanos. Características:

ü  Cilíndrico de corpo liso não segmentado;
ü  Triblásticos, protostômios e de simetria bilateral;
ü  Psedocelomados;
ü  Vida livre ou parasitária;
ü  Sistema digestório completo

Na apresentação das atividades tentou-se optar por métodos alternativos que viriam a prender a atenção dos alunos, saindo assim do modo corriqueiro de quadro e caderno utilizados constantemente em sala de aula. Utilizaram-se recursos tecnológicos como: computador, data show, mídia de som e etc. percebeu que grande parte dos alunos em sala de aula interagira com o que estava sendo ministrada e também à participação dos mesmos em leitura e perguntas voltados a temática aplicada.

Eleição do Grêmio Estudantil 2013




Edílson Façanha tem nova Agremiação

No último dia 20 de Setembro de 2013, a escola estadual de Ensino Fundamental Edílson Façanha, viveu um dia especial. Os mais de 900 alunos dos dois turnos (manhã e tarde), escolheram entre duas chapas concorrentes a nova diretoria da Agremiação Estudantil que representará os interesses dos alunos pelo período de um ano.
A Chapa 2 “UPV” – Unidos Para Vencer, perdeu para a chapa 1 “TPM” - Todos Para Melhorar que venceu a disputa com 421 votos.
Composta por 28 integrantes mais 7 suplentes, a TPM tem como presidente a aluna do sétimo ano Eloise Moura.
Segundo Eloise, a diretoria inicialmente tem três bandeiras de luta nas áreas: Segurança: Trabalhar para quebrar o preconceito de que a escola é violenta. Segundo a presidente, a violência que acontece fora dos portões da escola, não pode ser motivo de preconceito e tão pouco atingir a reputação da escola. Afinal, o problema acontece lá fora e não tem nada a ver com a rotina estudantil. Afirmou Eloise
Na área da educação ainda segundo Eloise, a equipe eleita pretende desenvolver um trabalho de maior aproximação entre professores e alunos para com isso, facilitar o diálogo e colaborar ainda mais na aprendizagem. Sobre a meta de trabalhar a igualde, Eloise e sua equipe trabalharão as diferenças com o único objetivo de unir todos os alunos sejam especiais ou os mais carentes. Segundo ela, o importante é que cada um se sinta valorizado e respeitado dentro da sua própria escola. Ainda na visão da presidente do Grêmio, a unificação de valores, evita o preconceito e a discriminação que só causa prejuízos a quem é vítima.
Perguntada sobre como pretende fomentar a cultura , o esporte e o lazer na sua gestão, a jovem estudante disse que ela e toda a diretoria estarão sempre auxiliando a direção da escola para que os eventos possam acontecer de forma contagiante e grandiosa.
Sobre a sua vivência a frente do Grêmio, Eloise disse que pretende unir-se a outras agremiações estudantis e de outras bandeiras sociais para adquirir mais experiencia e ao término do seu mandato, entregar ao sucessor com a consciência do dever cumprido.
Quanto a colaboração da escola Edílson Façanha na eleição, ela afirmou que o apoio foi total e muito importante para que os mais de 900 alunos, pudessem viver esse processo democrático e tão salutar a todos.
Contato: 9997-7726

 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Asas da Lilerdade, voar


Elegante e sedutora
Ela fascina por onde passa. Seu jeito atraente, derruba obstáculos e renova conceitos, valores... Tradições. Ela é mágica na arte de entender e dividir igualdades.
Ela é mestra no sabor da palavra. Por onde ela passa, seus passos vão transformando e alegrando todas as razões de liberdade... Ela é uma grande asa que se inventa e reinventa a cada desejo, a cada necessidade de ser assim: Livre!
Ela sabe o quanto a sua existência faz bem para a humanidade. Ela sabe que o seu “ser” e “viver”, derruba “tanques pesados”, destrói “campos minados”, e transforma todos os continentes em um único universo em que os sorrisos tem a mesma felicidade. Os abraços, o mesmo calor. As lágrimas, a mesma dor. E, que senhora, de gestos simples e efeitos tão profundos capaz de respeitar todos os dialetos e diálogos nos mais variados idiomas, e sincronizar a verdadeira sintonia do ouvir, entender, e compartilhar... Ah! Minha senhora! Como é prazeroso vê-la, senti-la e vivê-la entre todas as linhas que escrevo. Entre todas as palavras que balbucio, entre todos os gestos que uso para dizer “sou eu”. Filha legítima dessa ALTEZA RAINHA chamada DEMOCRACIA.
Creio eu que, não preciso dizer mais nada para definir a importância de sentir-se livre. E esse texto, fiz inspirada na realidade que vivo na Escola Estadual de Ensino Fundamental Edílson Façanha.
É Gratificante ver os valores de cada profissional que aqui trabalha, sendo respeitados na sua plenitude. A importância que a gestão da escola dá para as manifestações artísticas, culturais, e de criatividade e a forma respeitosa de saber receber críticas e acatar sugestões. Aqui, quem sabe, é convidado de honra a dividir seus conhecimentos. Aqui, quem interage, é convidado de honra, a sentar-se com todos e participar doando ou recebendo conhecimentos.
Essa é a escola que sempre sonhei um dia fazer parte do seu quadro. Nesses mais de trinta anos de educação, conheci realidades dentro da própria educação de assustar a quem odeia opressão. Digo sem medo de errar. que são poucas as escolas em que a gestão vê, nos trabalhadores, importantes aliados na transformação a que se busca fazer nesse processo gratificante chamado educar. Aqui, todos são tratados dignamente seja o professor, a merendeira, a servente, o porteiro...Aqui, todos são verdadeiramente iguais. Aqui, as pessoas sentem prazer de trabalhar. Por que aqui, a gente respira liberdade de sentir-se livre com responsabilidade. Aqui, não existe “grupinhos” exercitando o tal “buchicho” ou “fuxico” como queira falar. Nessa escola, todos se cumprimentam, se compartilham, se confraternizam e se relacionam DEMOCRATICAMENTE. Essa é a Escola Edílson Façanha...O meu lugar preferido. (Inspiração e dedicação): Ao Gestor Valdemir Nicácio, aos Coordenador de ensino: Professor Paulo Henrique da S. Maurício, Coordenadores Pedagógicos: professora Anna karinna Antun Vieira e Élson Mariano. Coordenadora Administrativa: Ana Carla Freitas Lopes, todos os professores, demais trabalhadores dos quadros e principalmente os alunos. A maior razão dessa estrutura existir.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Velhos Costumes. Atuais Tradições...



 Velhos Costumes. Atuais Tradições...

A Cura alternativa como é conhecida através do uso das plantas medicinais, acompanha a humanidade desde os seus primórdios. Usada também em grande escala como matéria-prima dos medicamentos sintéticos, aqueles (produzidos em laboratórios industriais), As plantas consideradas “milagrosas” por nossos antepassados, continua sendo plantada nos quintais e usada do mesmo jeito em que usavam os nossos avós.
Aqui no Brasil por exemplo, o uso das plantas começou pelos índios, os quais detém grande conhecimento. Com o passar dos tempos, a sociedade passou também a estudar esse processo e mediante a sua eficácia, foi sendo repassado de pais para filhos num ciclo ininterrupto que predomina até hoje.
Apesar do uso sistemático de medicamentos industrializados e sempre prescrito no uso da medicina convencional. A adesão ao uso dos recursos naturais (plantas) a chamada cura alternativa na sua milenar existência e sobrevivência a toda e qualquer mudança de hábitos e costumes,continua como antigamente através dos chás, xaropes, garrafadas, banhos e tantas outras formas de manipulação. Essas riquezas naturais continuam sendo usadas, superando todo o processo de modernidade.
Há quem diga (os mais antigos), que a cura para tudo está na natureza.
O certo é que, o interesse por essa cultura, rompe fronteiras e chega inclusive nas universidades como fonte de pesquisas para averiguar a eficácia do uso dessas plantas.
Muitas descobertas já foram feitas. A natureza em laboratório, ou nos fundos de quintais, continua mostrando a sua grandeza. As suas milhares de formas de servir o homem através do que o seu solo produz.
Desde o dia 23 (ontem), a escola estadual Edílson Façanha está realizando a Primeira Feira Cultural e de Cidadania. Entre vários temas, faz parte uma ampla e bem organizada exposição de plantas medicinais e seus afins (tratamentos diversos) e degustação de chás e sucos verdes.
Para facilitar, o visitante dispõe de um folheto explicativo em que consta várias amostras de plantas e suas utilidades.
Vale apena você vir e trazer quem puder para esse momento super interessante da feira.
 



A amostra intitulada de PLANTAS MEDICINAIS, foi organizada pelas professoras: Sílvia Rodrigues Mendes, Elizânia Maria Lima Ferreira, Vera Hilda Alves Simoura, Suiane Lins e Ely Késia de Sousa Matos juntamentos com os seus respectivos alunos e o apoio total da Coordenação de Ensino e da direção da escola Edílson Façanha.
és do que o seu solo produz.

FEIRA DE CULTURA E DE CIDADANIA

                A Escola Edílson Façanha iniciou sua Feira de Cultura e Cidadania no dia 23 de setembro de 2013, com sucesso, que consistiu de uma apresentação de repentes, desafio de repentistas literatura de cordel, músicas, poesia em parceria com um grupo de Artes, Bolsa Família, Saúde.



PREPARAÇÃO DA FEIRA  



















LITERATURA DE CORDEL



                                                                                   REPENTISTA






                        GESTOR DA ESCOLA








                                    

                                      CORPO DOCENTE






PLANTAS MEDICINAIS





Segundo Dia, Bom Demais Galera!!!!
Show de Bola, pessoal.

                                                                     JOGOS CULTURAIS


              PLANTAS









JOGOS DE CONHECIMENTOS

PORONGA










                        PROFA. JANAINA















 DEGUSTAÇÃO DE CHÁ E SUCOS DAS ERVAS MEDICINAIS














CONSULTORIA JURÍDICA





SEGUNDO DIA DE FEIRA





SUPERSTIÇÕES, JOGOS CULTURAIS

PORONGA














A DEGUSTAÇÃO DE ERVAS MEDICINAIS CONTINUA



CONSULTORIA JURÍDICA CONTINUA






                    TEATRO POPULAR: LENDAS E MITOS
                                                           GRUPO ZÉ DO COCO













































                                  LITERATURA  "A MULA-SEM-CABEÇA"








Mais fotos virão. Aguardem os outros dias.

A Coordenação