Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O uso das novas tecnologias
No contexto escolar

Num mundo globalizado e com grandes avanços tecnológicos não se pode mais conceber um ensino sem o uso das novas tecnologias em sala de aula.
Neste sentido, no contexto escolar atual, é importante usarmos em várias tarefas docentes o computador e seus recursos, visando equacionar nosso fazer pedagógico substituindo um monte de cadernos, agendas e planilhas de papel, que aperfeiçoam o fechamento de notas, o controle de presenças, a emissão do histórico dos alunos.

Igualmente, a atuação do professor se tornou mais fácil ao elaborar suas provas usando programas e softwares modernos usando a internet e editores de texto a sua disposição.

Além disso, os recursos tecnológicos na escola superam a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", que consistem na maioria das vezes, em aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz.
De fato, o espaço de aprendizagem na internet norteia nossos lares e escolas com todas as suas cores, seus movimentos e sua velocidade, realizando a superação de obstáculos de nossos alunos. Por exemplo, o navegar pelo corpo humano e visualizar a Terra do espaço sem sair do lugar. Por esta razão, é difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa + professor.
Dessa forma, por que fazer o mesmo quando se pode fazer diferente? Uma vez que os alunos gostam tanto de aulas que utilizam a tecnologia, por que não aproveitar essa oportunidade e usá-la a seu favor?

Assim sendo, o professor que utiliza as novas tecnologias, rompe os grandes desafios da educação do século XXI e adentra numa nova metodologia de ensino, objetivando entusiasmar os alunos de maneira ao menos parecida com que são excitados pelos jogos e filmes de alta qualidade em efeitos especiais, facilitando seu aprendizado escolar.
Em suma, a escola democrática e atualizada precisa modernizar-se a fim de acompanhar o ritmo da sociedade e não se tornar uma instituição fora de moda, ultrapassada e desinteressante, visto que as aulas modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos têm vida longa e podem ser adaptadas para vários tipos de alunos, para diferentes faixas etárias e diversos níveis de aprendizado.  (Élson Mariano – Professor)


Encontro de amigos...

No dia 01 de Outubro/2013, (sexta feira), a escola estadual de Ensino Fundamental Edílson Façanha, localizada no bairro Novo Calafate capital de Rio Branco estado do Acre Brasil, estará promovendo um jantar de confraternização a todos os funcionários em homenagem ao dia 28 dedicado ao servidor público.
Como de praxe, a direção da escola e toda a sua equipe técnica e pedagógica, sempre desenvolvem atividades que proporcionam o encontro entre todos os sues funcionários como forma de protagonizar a socialização e a confraternização dessa categoria tão especial que é o trabalhador em educação.
O Jantar terá pratos variados e promete ficar no mural da escola como INESQUECÍVEL! Além do momento de alegria e troca gostosa de conversa, os participantes também concorrerão ao sorteio de vários brindes.

“É muito importante esse momento de lazer. O encontro de todos os trabalhadores em educação da nossa escola além de celebrar o dia do servidor, é também, uma oportunidade de reencontro de todos para botar o papo em dia, falar dos seus sonhos, da família, trocar informações; tudo num ambiente de festa, paz, e alegria. É assim que trabalhamos. Com ética, responsabilidade e compromisso com a boa qualidade da educação, sem esquecer que, o lazer, também faz parte da vida saudável das pessoas. 
E não tem encontro mais ideal e gratificante, que num ambiente educacional cujo ingrediente é a  felicidade do reencontro entre todos os colegas que até mesmo por trabalharem em turnos diferentes, nem sempre podem estar se vendo com freqüência.” Convido  todos os nossos parceiros e amigos (professores e demais servidores), que abrilhantem a nossa festa com suas presenças”. (Valdemir  Nicácio) - Diretor.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Comunicação Virtual

Uma ideia na internet
A necessidade de comunicação, ultrapassa os muros, continentes, e toda a limitação geográfica chegando principalmente nas escolas. Acompanhar a velocidade da notícia faz parte inclusive do processo aprendizagem na educação.
Seguindo um antigo bordão do grande comunicador (Chacrinha) quando dizia: “Quem não se comunica se trumbica”, essa verdade está tão presente, que fica difícil ignorá-la ou não dá a atenção que lhe é devida.
Nesse bate papo de internet, vamos conversar com o grande parceiro e organizador blog FAÇANHA NEWS professor Élcio Mariano.
-Professor, o que mudou para a escola com a criação do blog?
O blog deu mais visibilidade às ações realizadas pela comunidade escolar.
- Como o senhor se sente ao saber que a cada dia aumentam os acessos ao blog? Tudo isso me deixa muito feliz em saber que a nossa realidade está sendo vivida por tantas outras pessoas.
-Pelo que se percebe, o blog oferece uma série de variedades de conteúdos educacionais além das atividades rotineiras que são trabalhadas na escola; O porquê das opções? Todos nós sentimos necessidade de poder ultrapassar as limitações principalmente do conhecimento. Ao acrescentar tantos outros assuntos, me preocupei inclusive com os nossos professores que nem sempre tem tempo para estar buscando assuntos diferentes. Aqui no blog, além de vasto conteúdo de caráter educativo cuja finalidade é informar, eles também podem ampliar seus horizontes graças aos temas variados disponíveis no nosso blog.
Qual a contribuição do blog para educação e formação dos jovens da escola? Para a nossa juventude estudantil, é um canal alternativo para a construção de novos valores e descobertas visto que, os nossos alunos interagem com outros colegas, e socializam  mutuamente seus conhecimentos adquiridos, além de divulgar seus próprios trabalhos produzidos em sala de aula ou atividades extra sala como foi o caso da Feira de Cultura e Cidadania.
Professor, qualquer pessoa pode interagir com os assuntos publicados no blog? E como isso acontecer? Os alunos são nossos maiores colaboradores. Afinal, são eles que produzem a notícia. Tudo o que acontece na sala de aula, no pátio da escola, no caminho para casa, no passeio de fim de semana, no convívio com a família, pode virar uma excelente notícia. Vale ressaltar também que, o blog está oferecendo aos jovens, uma nova forma de navegar por caminhos seguros no mundo virtual.

“O mais gratificante desse processo, é que os nossos alunos gostam de participar, interagir, e de repente, cada um, vira um excelente repórter. É assim que a cada nova postagem, estamos colocando um tijolinho nessa estrutura que a cada dia está mais fortalecida. E quem quiser também interagir, comentar sobre o blog, procure na  (janela do blog) o espaço que é todo seu para deixar seu comentário”. Finalizou o professor.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

“Quando um homem assume uma função pública, deve considerar-se propriedade do público.”
Thomas Jefferson


Por JOSÉ WILSON GRANJEIRO
Nesta segunda, 28 de outubro, é comemorado o Dia do Servidor Público. A data foi incluída no calendário oficial do país em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, mediante a edição do Decreto-Lei 5.936. Originalmente Dia do Funcionário Público, a nomenclatura foi alterada como consequência da edição, em 1990, da Lei 8.112, o Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, quando a denominação “servidores públicos” passou a ser adotada.











O tema do artigo desta semana não poderia ser outro. Lembrar o Dia do Servidor Público é exaltar a importância desses trabalhadores para o país, sobretudo após o advento da Constituição de 1988.
Ela estabeleceu novo regramento legal para a ocupação dos cargos públicos, com a instituição do concurso como forma de provimento deles na administração direta e indireta, o que inclui fundações, autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista.
É de se ressaltar que, embora criado em plena ditadura do presidente Vargas, o dia dedicado ao servidor público é justa homenagem a essa categoria funcional, cuja origem remonta à vinda de Dom João VI para o Brasil, em 1808. Naquele período, o Estado brasileiro começava a se estruturar com base na administração pública, e não mais no poder absoluto dos senhores feudais, os “donos” do país, nomeados pela Coroa Portuguesa para administrar a “colônia ultramarina”.

Entretanto, levaria muito tempo ainda – séculos, na verdade – para que a administração pública brasileira e, consequentemente, seus servidores passassem a ser tratados com a dignidade que lhes cabe pela importância que têm para a Nação. Mesmo com o advento da República, em 1889, e da primeira Constituição republicana, em 1891, não foi dado tratamento adequado a esse setor, o que só viria a ocorrer justamente na Era Vargas.
O presidente, diante da necessidade de estabelecer um Estado forte e operativo para manter o poder sob controle, determinou a criação do ordenamento jurídico que constitui a base do sistema atual. O ponto central desse ordenamento foi a criação, em 1938, do Departamento Administrativo do Serviço Público, mais conhecido pela sigla Dasp, que regeu o serviço público brasileiro por mais de quatro décadas. Ele só foi extinto em 1986, com a edição do Decreto 93.211, que criou a Secretaria de Administração Pública da Presidência da República – Sedap.
O Dasp foi precedido pela criação da Comissão Permanente de Padronização (1930), pela Comissão Central de Compras (1931) e pelo Conselho Federal do Serviço Civil (1937), órgãos que também deveriam dar caráter mais racional à administração pública brasileira. Entre as funções do Dasp, incluíam-se as de selecionar os candidatos aos cargos públicos federais, excetuados os das Secretarias da Câmara dos Deputados e do Conselho Federal e os do magistério e da magistratura, e promover a readaptação e o aperfeiçoamento dos funcionários civis da União. Também cabia ao órgão cuidar das repartições públicas, da organização dos serviços públicos e das dotações orçamentárias, entre outras tarefas afins, bem como elaborar a proposta orçamentária a ser enviada anualmente à Câmara dos Deputados pelo presidente da República e fiscalizar a execução orçamentária.
Com o Dasp, teve início, na administração pública brasileira, a implantação da meritocracia. O servidor começou, então, a ser valorizado, com a criação de planos de carreira e a realização de concursos públicos, que, embora não fossem, ainda, obrigatórios, passaram a se tornar prática comum no país. O passo decisivo em relação aos concursos seria dado pela Constituição de 1988 e, mais tarde, pela Lei 8.112. Juntas, elas institucionalizaram o concurso público em nosso ordenamento administrativo e jurídico e permitiram o grande salto de qualidade que hoje faz parte do nosso dia a dia. Finalmente, decisões e jurisprudência do STJ e do STF consolidaram o concurso público como prática irreversível em nossa administração.
Hoje, podemos comemorar o fato de que, do mais de 1 milhão de pessoas que trabalham no serviço público federal, milhares conquistaram o cargo por meio de concurso de provas ou de provas e títulos, como determina a Constituição. As principais carreiras da administração pública brasileira, entre elas as chamadas típicas de Estado, têm os cargos preenchidos por meio de rigorosas seleções, para as quais se inscrevem milhares de candidatos. Os salários, por sua vez, são bem mais atraentes do que os da iniciativa privada, o que leva milhões de pessoas em todo o país – cerca de 12 milhões, segundo estimativas do setor – a procurar a carreira pública como opção profissional.
Na visão de alguém como eu, que fui servidor público concursado durante dezessete anos e há mais de duas décadas trabalho como professor na preparação de candidatos para concursos, o panorama de hoje é realmente animador. Quando vejo as salas de aula cheias de alunos que buscam o cargo público por meio de concurso, minha confiança no Brasil e no futuro da administração pública brasileira cresce e me estimula a continuar esse trabalho, tão gratificante.
Embora tenhamos enfrentado algumas turbulências que causaram impacto negativo na realização de concursos no ano passado, em 2012 a situação se normalizou. Voltamos a ter, a cada mês, uma bela cesta de opções para quem deseja estudar para concurso. E prevejo dias ainda melhores para os próximos anos, dada a necessidade de preencher milhares de cargos públicos que em breve ficarão vagos em decorrência de aposentarias e outros tipos de desligamento dos servidores ou que serão criados para atender às necessidades de crescimento da administração, seja da União, dos estados ou dos municípios.
Considero, ainda, que a administração e o servidor público têm hoje muito mais pontos fortes do que fracos, graças ao contínuo avanço da tecnologia, que permite melhor qualificação profissional, estimula a criatividade e aumenta a qualidade do trabalho nos órgãos públicos. É certo que a situação poderia ser ainda melhor, se houvesse mais investimentos em determinadas áreas, sobretudo saúde e educação, mas é inegável que há avanços mesmo nesses setores. Podemos até testemunhar a existência de ilhas de excelência no serviço público, que atraem cada vez mais candidatos para os cargos oferecidos. É o caso da Receita Federal, do serviço diplomático, do Banco Central, da Magistratura, do Ministério Público, dos Tribunais Superiores, da Câmara, do Senado, das agências reguladoras e de empresas estatais como a Petrobras.






















O Dia do Servidor Público merece muita comemoração. Dedico, pois, este artigo não só aos servidores públicos atuais, que têm em 28 de outubro o seu Dia, mas também aos futuros, hoje concurseiros em busca do tão sonhado emprego público, seja como servidores do Executivo, do Legislativo ou do Judiciário; da União, dos Estados ou dos Municípios. A estes, em particular, recomendo que, mais do que nunca, façam do estudo sua prioridade de vida. Dessa forma, conseguirão conquistar o seu

FELIZ DIA DO FUNCIONALISMO PÚBLICO, COLEGAS PROFESSORES
A COORDENAÇÃO

“A mais honrosa das ocupações é servir o público e ser útil ao maior número de pessoas.”

Michel de Montaigne

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Planeta em Alerta


Estudantes pesquisam a falta de saneamento básico, coleta de lixo, e fazem alertas a saúde do planeta.


Na última feira de Cultura e Cidadania ocorrida de 23 a 27 de Setembro/2013, na escola estadual de Ensino Fundamental Edílson Façanha por sugestão da equipe gestora, as professoras Irismar Alves de Brito e Márcia...Trabalharam com os seus alunos o projeto: Saúde e Saneamento Básico no seu bairro. Onze salas de aula das séries: Quinta, sexta, e sétima coordenadas pelas educadoras, Fizeram inclusive pesquisa de campo fotografando esgotos a céu aberto, e o lixo jogado nas ruas. O material colhido pelos alunos além de conscientizá-los para a importância de dar destino certo ao lixo, e de ter rede de esgoto nas casas como a melhor prevenção de saúde; também serviu para despertar neles, a realidade das suas próprias vivencias e ativar em cada um, a consciência de que cada cidadão, tem o dever de preservar o meio ambiente através das suas próprias ações.
O acervo fotográfico que os estudantes conseguiram produzir, mostra muito bem como está a real situação dos moradores do bairro Novo Calafate onde a escola está localizada. Alguns que foram entrevistados, falaram das consequências negativas que a falta de saneamento básico provoca, e da importância de poder contar com esses serviços tão elementares as prevenções de muitas doenças como: Malária, Hepatites, Dengues, Leptospirose entre outras endemias típicas da região.
Segundo a professora Irismar, Esse projeto já vinha sendo discutido pelas turmas a cerca de seis meses. E vale ressaltar que foi uma das grandes atrações da feira. Inclusive duas maquetes foram feitas. Uma demostrava a cidade que tem rede de esgoto e saneamento. A outra, a mesma cidade sem esses serviços e suas consequências.
Sob a coordenação das professoras, as turmas também confeccionaram folhetos educativos que abordaram questões pouco divulgadas sobre o tempo em que certos objetos levam para se decompor na natureza. Entre os treze itens citados, destaque para: Vidro:Cerca de um milhão de anos. Copinho de plástico: Quase cem anos. Linha de pesca: Mais de 600 anos. Fralda descartável: Cerca de 450 anos. Lixo radioativo como sucata de ventilador: 250.000 anos. Chiclete: cinco anos.
Diante dessas estatísticas preocupantes, aumenta a responsabilidade de cada um, dá destino adequado ao lixo. E com gratidão, a MÃE natureza agradece.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A importância da leitura

A leitura

O valor da leitura

O hábito da leitura leva a compreender melhor o mundo a nossa volta.
Vivemos na era do conhecimento. Quem não mergulha nesse mar de informações disponíveis hoje em dia em dia fica para trás. O acesso, atualmente,  é muito mais democrático do que há poucos anos atrás – está aí a internet que não nos deixa mentir. Contudo, as formas tradicionais de leitura ainda fazem a diferença.
Qual foi o último livro que você leu? Você tem o hábito de ler alguma revista ou jornal? Quem é o seu autor – jornalista, ou blogueiro – favorito?
Na hora de procurar uma oportunidade no mercado de trabalho, estar antenado com o mundo e ter uma visão crítica da nossa realidade são credenciais que certamente vão favorecer uma possível contratação.
Mas tenha algo em mente: a leitura não deve ser vista somente com um passaporte para o mercado de trabalho. Quem lê  expande repertório e fortalece argumentos. Entre nesse universo!
Assista um víideo que revela a opinião de um dos grandes nomes da área de gestão de negócios sobre o valor da                                              leitura: http://www.youtube.com/watch?v=zd0VoQRrTGQ&feature=player_embedded
Boas leituras!

Luciana Gil / Portal Busca Jovem

terça-feira, 22 de outubro de 2013

O Valor das Palavras

O sabor das letras no gosto das palavras

Elas são cheias de ganchos, curvas, e detalhes tão importantes para o entendimento da comunicação. Também são super utilizadas para falar o que o coração não consegue dizer. A magia das letrinhas uni sentimentos, busca razões, explica perdão, encontra soluções.
O mundo precisa da escrita para viver, compartilhar, renovar-se, perpetuar-se etc.
Tudo que somos que pensamos que fazemos, que almejamos, está registrado através das letrinhas multiplicadas milhões de vezes para garantir assim, o perfeito e harmonioso registro do ser, do sou, e do serei como fator predominante no surgimento e aperfeiçoamento do homem como produto do meio transformador.
A constante busca da humanidade por esses tracinhos para registrar nossos rastros, passos, evolução, crenças, conceitos e valores, prova o quanto os traços que se formam letras que formam palavras, são tudo para eternizar o ontem, o hoje, o sempre. .
É impossível viver sem essas letrinhas. Afinal, não basta pensarmos. Faz-se necessário o registro do que a nossa mente e consciência fala a todos os momentos de nossas vidas.
Sejam maiúsculas, minúsculas, consoantes, vogais, com ou sem acentos gráficos, as letras são o nosso mais valioso instrumento de registro que possibilita a nós, a capacidade de ver, sentir, analisar, e descobrir.
Passo a passo, todos os dias, milhões de letrinhas são desenhadas em papeis ou digitais. Mas o certo é que, levando em conta a importância dessa ferramenta indispensável para a humanidade, devemos tratá-la com ética e cautela a cada letrinha que desenhamos na rotina profissional, pessoal e familiar.


Um erro de escrita pode mudar o mundo para melhor ou pior. E como nunca sabemos quando um deslize pode desencadear ações negativas ou positivas, todo cuidado é pouco na hora de fazer uso dessa magnífica descoberta que teve seus primeiros registros nos papiros, nas pedras, nas civilizações mais antigas. Descoberta, reestudada, reinventada, e adaptada a evolução de cada geração, as 25 (vinte e cinco) letras do alfabeto incluindo WY, se multiplicam de forma harmoniosa e sintonizada a milhões de segundos de todos os dias como prova viva de que a civilização humana foi entre tantas vezes, abençoada por Deus ao permitir que o homem fizesse uso da sua inteligência nessa descoberta espetacular que são as nossas letrinhas de cada dia.

sábado, 19 de outubro de 2013

HOMENAGEM A PROFA. MELINA

Alunos do Poronga da Escola Edilson Façanha fazem uma homenagem especial e merecida a sua professora na ultima sexta-feira (18). Atos como este fazem justificativa do Fazer Pedagógico com dedicação e esmero.Parabéns profa. Melina.





sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Justiça e Cidadania


Educação Cultura e cidadania, em sintonia com a lei.

Apesar da constituição garantir que toda pessoa tem direito a defesa ampla e a proteção legal, o acesso a essa realidade ainda está muito distante da grande maioria dos brasileiros. O poder aquisitivo para muitos, não permite buscar na justiça através de um advogado, o reconhecimento dos seus direitos.
 Essa lacuna deixada entre o dever constituído e a realidade econômica e social, deixa a margem da justiça, um enorme vazio que muitas vezes precisa da solidariedade ou de ações de institucionais particulares para que o cidadão possa sentir-se dentro desse processo que envolve justiça e cidadania.
Na semana de Feira realizada pela escola de Ensino Fundamental Edílson Façanha localizada no Bairro Novo Calafate, de 22 a 27 de Setembro/2013, Tanto a comunidade escolar quanto os moradores do local, puderam enfim, contar com atendimento jurídico humanizado e acessível a todos através de uma parceria firmada entre a direção da instituição, e a Faculdade da Amazônia Ocidental – FAAO. Uma equipe de Formandos/2013 em Direito composta pelos estagiários: Claudenice Fernandes, José Montizuma,Raimunda Daniela, Etelvina Pinheiro, Bruna Dantas, Yusclei, e Anna Karina A. Vieira, passou toda a semana da feira, atendendo as necessidades de informações jurídicas da comunidade.
Segundo a equipe, a função dos formandos, é fazer uma triagem de cada caso para ser encaminhado ao Dr. Especializado Igor Clem de Souza responsável pelo escritório de advocacia modelo da Faculdade.
O importante desse atendimento foi que, as pessoas que procuram buscar seus direitos sejam na área cível ou criminal, terão um advogado acompanhando passo a passo a tramitação do processo de forma completamente gratuíta.
Segundo a estagiária Anna Karinna, esse tipo de consulta, funciona de segunda a sexta na FAAO. Qualquer pessoa que queira tirar dúvidas sobre determinado assunto que envolva a justiça, é só procurar a faculdade que será imediatamente atendida.
Ainda segundo Karinna, Qualquer instituição ou representantes de comunidades, podem solicitar a presença do setor jurídico da FAAO. Uma equipe se deslocará ao lugar desejado, e atenderá as demandas relacionadas a infirmações jurídicas do lugar.
Vale ressaltar que: O trabalho que foi realizado aqui na Edílson Façanha, foi considerado de excelência pela comunidade atendida. Vários assuntos forram consultados principalmente na área criminal. Lembrando que desse atendimento, foi gerado mais de 12 processos conforme informações dos atendentes.
Quem se interessar pelos serviços citados, a Faculdade da Amazônia Ocidental está localizada na Avenida ceará sentido Conjunto Tucumã.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Homenagem ao Mestre

"Acorda cedo, sai às pressas
para chegar na hora certa,
ele é o professor.

Na escola ele ensina:
Geografia, Português,
Matemática, História, Inglês
e espera o resultado
em ver todos aprovados.

Ele é o professor.

Se dedica com amor
à profissão que abraçou,
pois desde cedo queria
ter um espaço na vida
e ser um grande professor.

Aqui fica o meu recado,
por tudo, muito obrigado,
pelo que foi ensinado
por você, meu professor."
Autor: Desconhecido