Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013




   

Estava tudo tão lindo!

Era fim de tarde, e aquele ambiente natural da rotina dos alunos, aos poucos foi se transformando em um espaço de sonhos. As cores BRANCO e AZUL deram um colorido diferenciado no refeitório da escola. Afinal, haveria  uma festa para convidados especiais.
Decoração do refeitório da escola
Já era noite e a decoração estava perfeita! As mesas cuidadosamente cobertas com toalhas detalhadas. Os balões cobriam as largas colunas de madeira transformando o refeitório em um salão aconchegante  para receber dentro de alguns minutos, o público convidado razão de toda essa alegoria.
E pouco a pouco, os espaços começaram a ser ocupados. Cada convidado sentou-se a mesa e os olhos visitavam todo o ambiente como se estivessem sendo atraídos por uma beleza rara. Estava tudo perfeito! E em cada canto, o toque de  carinho e a dedicação de toda uma equipe que se desdobrou para que nada desse errado. E não deu mesmo! Tudo aconteceu de forma perfeita!
Afinal, a razão única de toda essa transformação, era os formandos do Ensino Fundamental 2013 da escola Edilson Façanha bairro Calafate Rio Branco Acre/Brasil. No total, 82 alunos receberam o certificado de conclusão do NONO ANO.
E pouco a pouco, país, familiares, e convidado, lotaram todos os amplos espaços. Ao fundo, música para adornar ainda mais o ambiente acolhedor e ao mesmo tempo mágico.
Valdenaide e o filho Danilo
A organização está linda! Tudo está lindo. A gente percebe o carinho com que a equipe trabalhou na ornamentação que não deixa nada a desejar para nenhum clube da cidade” Valdenaide Guimarães Ferreira mãe de Danilo Ferreira da Silva (formando).
É Val, você tem toda a razão. Tufo foi feito realmente com muito carinho.  Professor Élcio Mariano, Ana Carla, Ely, Elizete, dona Francisca, Cristina, Marlene, O Gestor Valdemir Nicácio, a Rosmary, e outros tantos funcionários da escola que trabalharam com dedicação para que tudo estivesse à altura dos formandos. Afinal, é uma despedida que merece todo esse brilho.
pais, e convidados
Muitos dos que receberam o certificado conviveram desde a quinta série com esses profissionais. Foram criados laços fortes de muito amor e carinho. E a única forma de demonstrar todo esse sentimento, foi proporcionando para esses concludentes, a melhor festa mesmo que seja também em  clima de saudade. Afinal, a partir de agora,todos os formandos terão que estudar em outros lugares pelo fato da escola só oferecer o Ensino Fundamental.  Foi uma mistura de felicidade e saudade que marcou a noite de sexta feira do dia 27 de dezembro de 2013 da  escola Edilson Façanha.

No mural (abaixo), algumas fotos da festa. E em breve, estaremos publicando a matéria de entrega dos certificados e as emoções vividas por todos durante a cerimônia e as entrevista dos pais e alunos.
Convite para a cerimônia
Elizete, Ely e Rosmari  funcionárias da escola prestigiando o evento
 formanda
Ana Carla  Coord. Administrativa e Prof. Élcio Mariano Coord. Pedagógico
Beleza e encanto para receber os convidados
Refeitório  decorado para receber os pais, convidados e formandos

domingo, 29 de dezembro de 2013





Papel, caneta, ação!!!

Edilson Façanha realiza solenidade para a entrega de certificados aos 14 alunos que participaram da primeira fase da Oficina Básica de Jornalismo.
Em clima de fim de ano, a escola estadual de Ensino Fundamental Edilson Façanha bairro Calate Rio Branco Acre/Brasil, viveu uma tarde muito especial no dia 17 de Dez/2013.
O evento aconteceu no refeitório da escola e contou com a presença dos pais dos participantes do curso que nessa primeira fase, tiveram 15 horas/aula.
No primeiro momento os futuros repórteres aprenderam conhecimentos básicos relacionados à ética, a formatação da notícia, e a importância que ela tem para unir as pessoas.
alunos da I oficina de jornalismo
Ao criar essa forma inovadora de incluir os alunos nesse novo processo de comunicação, a direção da escola juntamente com o coordenador pedagógico vislumbrou a importância desses jornalistas mirins para registrar o cotidiano dentro do próprio ambiente de estudo. “A escola é o lugar em que mais acontecem as coisas boas. E nada melhor que essas boas notícias, cheguem a todos os educandos através dos próprios colegas” Afirmou o Professor Élcio Mariano Coordenador Pedagógico da escola e mentor do curso.
“precisamos registrar o que acontece aqui dentro. São muitas as atividades interessantes que devem ser compartilhadas inclusive com os leitores do nosso blog. E nada mais gratificante que ver os próprios alunos fazendo esse trabalho”.  Valdemir Nicácio-Gestor.
pais  prestigiando o evento
Ainda segundo o Gestor Valdemir Nicácio e o professor Élcio Mariano coordenador Pedagógico, a preparação desses alunos na produção da notícia, será também uma oportunidade para que os fatos ocorridos na comunidade possam chegar à escola de forma ética e responsável oportunizando a integração entre ambos. Afinal, o bairro Calafate e adjacências também têm vida e costumes próprios. Aqui temos manifestações culturais diversas, uma economia produtiva, pessoas interessantes, e cidadãos comuns que no anonimato do dia a dia, estão colaborando para o desenvolvimento do local e será muito interessante fazer essa ligação das vivências entre alunos,  comunidade, e leitores  do nosso blog que a cada dia ganha  mais seguidores.

A solenidade foi marcada pela alegria dos cursistas que fizeram inclusive a leitura de redações produzidas por eles, e pela presença ilustre do grande comunicador e humorista Antonio Clemer que na sua fala, citou a importância da comunicação para transformar o mundo, e a responsabilidade que toda pessoa deve ter com a verdade. Alertou para o perigo das notícias fantasiosas e mentirosas e do quanto elas podem ser devastadoras para a sociedade, e elogiou a direção da escola pela iniciativa inovadora.      
Ainda no evento, o jornalista proporcionou momentos de boas gargalhadas ao contar algumas piadas do seu respeitável repertório. No final da cerimônia, os presentes foram convidados a saborear os petiscos deliciosos e um maravilhoso bolo preparado com muito carinho pela Coordenadora Administrativa Ana Carla. Final da festa, todos saíram felizes.  Principalmente os pais orgulhosos pelo bom desempenho dos seus filhos que ano que vem, estarão concluindo a II etapa do curso e aptos a desenvolver a profissão de comunicadores.
Convidado Antonio Clemer
“Para se fazer comunicação não tem idade. O importante é que vocês a partir de agora, abracem essa oportunidade e tenho certeza que ainda verei saindo daqui,  grandes personalidades na área do jornalismo” Palavras de Antônio Clemer.
 
Vale lembrar que no decorrer das férias escolares, a galerinha da oficina, estará produzindo os primeiros trabalhos que serão postados aqui. 
Veja os melhores momentos no mural de fotos (abaixo).
Lidinéia mãe da aluna Manuela e o diretor Valdemir Nicácio

Pais e alunos na cerimônia



Antonio Clemer falando para a platéia
Lidinéia, o gestor Valdemir Nicácio, Antonio Clemer, e o professor Élcio Mariano

 
Lidinéia mãe da aluna Manuela, e componente da mesa




Antonio Clemer fazendo os convidados darem boas gargalhadas


Convidados e pais

Cleuma e a Coordenadora administrativa Ana Carla

Clemer e a turma da oficina

Clemer e a turminha da oficina fazendo pose
 
Mãe de aluna e o gestor da escola

plateia prestigiando

componentes da mesa

Antonio Clemer falando para a platéia


convidados prestigiando o evento
Alunos recebendo  o certificado de conclusão da I fase da oficina
Adicionar legenda