Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

terça-feira, 8 de abril de 2014

Minha primeiras escrita

O GOSTO DO RECOMEÇO...
A vida é um eterno despertar para os que acreditam que os horizontes estarão sempre a  mostrar-nos novos caminhos.
A história que vou narrar, é um exemplo de que nunca é tarde para sonhar e recomeçar.
JORGE CAETANO da SILVA, natural de Rio Branco Acre, 39 anos, nasceu numa família humilde. Ainda criança, perdeu sua mãe. Órfã e sem o Registro de Nascimento, o tempo foi passando e o garoto de sonhos simples, viu os anos correrem sem muitas perspectivas.
Professora Maria Victor e o aluno JORGE
Como toda a criança e adolescente, queria estudar, mas a falta do Registro Civil. O impedia de entrar numa escola. Os anos foram passando e JORGE sabia que estava deixando de realizar muitas coisas. Primeiro pelo ANALFABETISMO, segundo, por de DIREITO, se quer, ser reconhecido como cidadão Brasileiro. A falta do REGISTRO de NASCIMENTO, o impedia inclusive, de tirar os demais documentos pessoais. Somente aos 12 anos e com a ajuda de um senhor do município do BUJARI/AC. Desiludido com o aprender, e sem  estímulo,viveu longos anos de sua vida dedicados às atividades do Campo. Mesmo longe de uma escola, lidando com gado, ou na agricultura, o menino que sonhava pouco, tinha as suas inquietações e vontades de, por exemplo, ter sua CARTEIRA de HABILITAÇÃO.
Jorge Caetano da Silva EJA I Seguimento.
E sem saber absolutamente nada da escrita e da leitura, JORGE seguiu a vida. Trabalhador, ético e honesto, o garoto que não tinha documentos, cresceu, casou, e construiu seu próprio futuro longe do aprendizado formal.
Um dia, num canteiro de Obras, um amigo de trabalho, falou para ele sobre esse programa que ensinava as pessoas a ler e escrever. O EJA- Educação de Jovens e Adultos. Naquele momento, Ele refletiu a importância de adquirir conhecimentos. Procurou a Escola Edilson Façanha/CALAFATE, se inscreveu, e hoje, é um aluno atuante e atencioso. Perguntei para o nosso entrevistado como ele se sentiu pisando num banco de escola pela primeira vez aos 39 anos de idade, e ele respondeu: “No primeiro dia, fiquei um pouco envergonhado das pessoas que estudam na minha sala.
Raimunda de Lima aluna da turma  do Jorge.
Mas ao perceber que tem gente até mais velha do que eu na escola, isso me estimulou, e me fez encarar tudo com naturalidade. Hoje me sinto mais feliz por saber que estou aqui e já aprendi alguma coisa. Vou inclusive realizar meu grande sonho que é de tirar a minha CNH- Carteira Nacional de Habilitação”. Quais são seus planos para o futuro? “Espero aprender muito mais, e não parar por aqui. Estou gostando muito dessa nova faze da minha vida. Sei o quanto é importante aprender a ler e escrever.
Jorge e seus colegas do EJA I Seguimento
pretendo continuar nessa caminhada e quem sabe um dia, chegar a uma universidade”. Finalizei essa conversa com Jorge,com a certeza de que os sonhos estarão sempre no mundo de cada um de nós e para torná-los realidade, só precisamos ter a coragem de correr atrás do que queremos. BOA SORTE JORGE! E que nos convide quando for receber o seu diploma Universitário!
Jorge e os seus colegas de curso

Colegas de jorge do EJA I Seguimento

Nenhum comentário: