Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

O bairro Calafate está em festa. Nesta semana a comunidade recebeu do Governador Binho Marques e do Prefeito Raimundo Angelim uma creche para 85 crianças e uma escola para 820 alunos. A escola, que segue o padrão de infra-estrutura e qualidade de ensino oferecidas pelo Estado, atende estudantes do 6º ao 9º ano.

Edílson Façanha, que dá nome à escola, foi presidente do bairro Calafate por cinco anos. Natural de Boca do Acre (AM), servidor da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, funcionário da escola Anice Dib Jatene, era proprietário de uma pequena borracharia na rua principal do bairro. Edílson Faleceu aos 54 anos de idade, vitimado por um acidente de trânsito, no dia 20 de abril de 2009, deixando esposa e filhos.

"Ele era preocupado com a comunidade e muito persistente no que pedia. Mas nunca pediu nada para ele. Sempre para a comunidade. O bairro Calafate agora está muito bem servido pois dispõe de toda rede de educação, da creche ao ensino fundamental", destacou o prefeito Raimundo Angelim.

A filha do homenageado, Francisca Edilene Miranda se emocionou ao agradecer a homenagem. "Eu vi muitas vezes meu pai levantar de madrugada para lutar pelos outros. Ele, na verdade, era mais preocupado com os outros que com ele mesmo. Vejo que todo esforço está sendo reconhecido e ele está muito feliz vendo esta escola do alto, que é onde ele se encontra agora", disse.

O deputado estadual Gilberto Diniz ressaltou a importância de construir instituições de ensino: "É na educação que a gente vê a esperança de uma vida melhor. Cada vez que inauguramos uma escola fechamos as portas das penitenciárias".

A escola atende a comunidade dos bairros Calafate, Novo Calafate, Portal da Amazônia 1, 2 e 3, Waldemar Maciel, Nova Morada, Laélia Alcântara, Ilson Ribeiro, Pólo Geraldo Mesquita e Vila São Miguel.

"Ontem inauguramos uma creche e hoje uma escola. Se continuarmos neste ritmo vou bater um novo recorde na Câmara de Vereadores, que é o de morar num bairro que mais inaugurou obras. Já temos centro de saúde, escolas e a estrada duplicada. O Calafate é um bairro privilegiado", disse o vereador Raimundo Vaz.

Muitas pérolas. Assim a diretora Nayra Colombo definiu os alunos da escola que coordena. "São verdadeiras jóias, algumas ainda precisando de lapidação, mas basta uma palavra de carinho e um pouco de atenção para que todos eles sejam preparados de forma igual para o futuro. Eles estão estudando para ocupar o lugar que vocês, parlamentares, secretários, ocupam hoje. Estou aqui para isso e tenho certeza que todos ainda vão ouvir falar muito desta escola", disse.


Para o governador Binho Marques, Edílson Façanha foi exemplo de um grande homem. "Poucos sabem, mas esta escola, que já funciona há um ano, mesmo em obras, está pronta há um certo tempo e ainda não havia sido inaugurada porque fazemos questão de escolher o nome da escola com todo o cuidado. Queremos que a instituição carregue o nome de alguém que realmente desempenhou um papel importante para a comunidade e o nome de Façanha se encaixou perfeitamente neste critério. Uma escola não se faz apenas de estrutura, mas de também de professores e exemplos. Ele será um exemplo eterno e assim continuará influenciando nossas crianças".

Nenhum comentário: