Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Culminância Projeto pequeno

A Escola Edílson Façanha em Rio Branco Acre vem desenvolvendo o Projeto Interdisciplinar Pequeno Príncipe ao longo do ano letivo de 2015, o qual envolve todos os alunos de 6º ao 9º anos em atividades interdisciplinar, focando a leitura da Obra O Pequeno Príncipe em uma visão de aplicabilidade para vida escola e social de todos os segmentos da Comunidade Escolar.




O referido projeto traz em seu bojo o seguinte formato:

Escola Edílson Façanha
Projeto interdisciplinar de leitura: O pequeno príncipe e contos infantis.

Livro: O pequeno príncipe – Autor: Antoine de Saint-Exupéry
ANOS: 6º ao 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMA: FAMÍLIA E MUDANÇAS DE VALORES - CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
SUBTEMA: FAMÍLIA, ESCOLA, ALUNOS, AMIZADE

I-             JUSTIFICATIVA

O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais são considerados um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar. Por isso, faz-se necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento dela em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.

II-            METODOLOGIAS

ü    Histórias infantis (analogia, reforçando os seus iguais e diferenças)
ü    Histórias em quadrinhos (que abordem o assunto: família/amizade
ü    Contos
ü    Diálogo sobre a família (mostrar sua importância na formação do ser humano)
ü    Álbum da família
ü    Montagem da árvore genealógica – discutir o desempenho de cada membro da família: as diferenças e semelhanças
ü    Levar para a sala fotografias da família
ü    Músicas que retratem a importância da união familiar, bem como fantoches e teatro, partindo do tema
ü     Mural com palavras mágicas que ajudem na boa convivência; bem como um mural da família (com fotos ou recortes); aproveitar para mostrar as diversas estruturas familiares e ressaltar a importância do amor, respeito, solidariedade, etc.
ü    Trabalhar o cuidado com o corpo humano
ü    Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno
ü    Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles reflitam também em casa.



III-           TEMAS TRANSVERSAIS

ü    ÉTICA– participação no espaço público; atitude de respeito pela diferença – situações cotidianas; respeito mútuo; solidariedade; diálogo;

ü    PLURALIDADE CULTURAL – conhecimento e valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais – desigualdades sociais.

IV-          ÁREAS DO CONHECIMENTO: Português, Geografia, História, Ciência, Matemática, Arte , Inglês, Religião e Educação Física.

V-           OBJETIVOS

ü    Propiciar a compreensão da literatura como experiência essencial de comunicação, bem como o conhecimento de diversos gêneros textuais;
ü    Propiciar conhecimento e discussão de textos que problematizem a realidade
ü     Levar o aluno a repensar atitudes de respeito pela diferença nas situações cotidianas, bem como um conhecimento crítico da realidade e o desenvolvimento de sua autonomia;
ü    Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
ü    Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
ü    Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
ü    Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
ü    Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola), bem como adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
ü    Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros;

No dia 14 de novembro realizará a culminância com apresentação das produções escritas realizadas, por meio de murais, pinturas, varais, poesias, leituras e filme.


Nenhum comentário: