Escola
Edilson Façanha
Projeto
interdisciplinar de leitura: O pequeno príncipe e contos infantis.
Livro: O pequeno príncipe – Autor: Antoine de
Saint-Exupéry
ANOS: 6º ao 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMA: FAMÍLIA E MUDANÇAS DE VALORES - CONTRIBUIÇÕES NO
DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
SUBTEMA: FAMÍLIA, ESCOLA, ALUNOS, AMIZADE
I-
JUSTIFICATIVA
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais são considerados um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar. Por isso, faz-se necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento dela em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
II-
METODOLOGIAS
ü Histórias infantis (analogia, reforçando os seus
iguais e diferenças)
ü Histórias em quadrinhos (que abordem o assunto:
família/amizade
ü Contos
ü Diálogo sobre a família (mostrar sua importância na
formação do ser humano)
ü Álbum da família
ü Montagem da árvore genealógica – discutir o
desempenho de cada membro da família: as diferenças e semelhanças
ü Levar para a sala fotografias da família
ü Músicas que retratem a importância da união
familiar, bem como fantoches e teatro, partindo do tema
ü Mural com
palavras mágicas que ajudem na boa convivência; bem como um mural da família
(com fotos ou recortes); aproveitar para mostrar as diversas estruturas
familiares e ressaltar a importância do amor, respeito, solidariedade, etc.
ü Trabalhar o cuidado com o corpo humano
ü Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de
cada aluno
ü Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer
com que eles reflitam também em casa.
III-
TEMAS TRANSVERSAIS
ü ÉTICA– participação no espaço público; atitude de
respeito pela diferença – situações cotidianas; respeito mútuo; solidariedade;
diálogo;
ü PLURALIDADE CULTURAL – conhecimento e valorização
de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais –
desigualdades sociais.
IV-
ÁREAS DO CONHECIMENTO: Português, Geografia, História, Ciência, Matemática,
Arte , Inglês, Religião e Educação Física.
V-
OBJETIVOS
ü Propiciar a compreensão da literatura como
experiência essencial de comunicação, bem como o conhecimento de diversos
gêneros textuais;
ü Propiciar conhecimento e discussão de textos que
problematizem a realidade
ü Levar o
aluno a repensar atitudes de respeito pela diferença nas situações cotidianas,
bem como um conhecimento crítico da realidade e o desenvolvimento de sua
autonomia;
ü Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a
importância do diálogo;
ü Promover a integração entre família e escola,
estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
ü Ressaltar a importância da afetividade na escola e
na família;
ü Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção
de textos coletivos;
ü Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de
cada um (normas da escola), bem como adotar atitudes de solidariedade,
companheirismo, respeito e cooperação;
ü Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo,
ouvir e respeitar os outros;
Nenhum comentário:
Postar um comentário