Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Feira Cultural "America, Cultura e Show"

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA EDÍLSON FAÇANHA

PROJETO FEIRA CULTURAL AMÉRICA LATINA, CULTURA E SHOW




I – APRESENTAÇÃO

            O projeto cultural “América Latina” é destinado à comunidade escolar, que tem como culminância à apresentação dos trabalhos elaborados por professores e alunos da Escola em questão. Dessa forma, o projeto memoria a questão da diversidade cultural presente num conjunto de países que compõem a América Latina.
Trabalhando os aspectos lineares e transversais ao currículo do aluno do Ensino Fundamental e, mais especificamente, do Ensino fundamental II, a proposta é proporcionar aos  alunos momentos de “situações-encontros” que possam atrelar o ensino da cultura, história, culinária e tantos outros pontos perseguidos nos objetivos deste trabalho à questão do respeito e à apreciação de forma prazerosa à toda essa diversidade cultural latino-americana.
O projeto traz a lume o trabalho dos alunos da Escola Edílson Façanha relativo aos seus conhecimentos escolares frente às oportunidades de manifestação e observação da diversidade cultural dos países que compõem o Continente.
Dessa forma, são desenvolvidas de duas formas:
ü    Individual - levando o alunado a refletir sobre as diferenças e semelhanças existentes entre sua cultura e a cultura dos demais países que compõem a América Latina;
ü      Coletiva – com a culminância dos trabalhos elaborados no decorrer de todo o processo de aquisição do conhecimento relativo ao tema do projeto.

O aluno deve sentir-se integrante da América Latina, reconhecendo que os países pertencentes a este Continente possuem semelhanças e diferenças em suas trajetórias nas questões políticas, culturais e econômicas.

II – JUSTIFICATIVA

O projeto cultural que tem por tema “América Latina, Cultura e Show” tem por um objetivo maior ampliar a visão cultural do aluno, valorizando a cultura, as comidas típicas, os aspectos históricos e geográficos, as danças, o idioma, e as crenças de diversos países, inclusive as do Brasil;
Ante o exposto, o aluno perceberá que o processo de ensino-aprendizagem deve ser constituído a partir da pesquisa do mesmo, tendo ele o professor como um orientador facilitador que o estimulará nesse processo, dentro de seu pré-início social, cientifica e intelectual de desenvolvimento.
Dessa forma, o aluno deverá sentir-se parceiro, ativo, participativo, produtivo e reconstrutivo, frente aos seus conhecimentos, podendo opinar de forma lógica e criticamente, sendo então, um cidadão autônomo em suas decisões, trabalhando, sobretudo, os valores transversais, como socialização, amizade, respeito, ética, etc.

III – OBJETIVOS

1.    Objetivo Geral: Proporcionar aos alunos a ampliação do conhecimento a respeito da diversidade cultural dos países que compõem a América Latina, bem como sua influência para com o mundo.

2.    Objetivos específicos

ü  Promover a interdisciplinaridade;
ü  Apresentar aos alunos e a comunidade escolar a cultura, a comida, a dança, a música, oriundas dos diversos países latino-americanos;
ü  Valorizar a utilização de produtos típicos da diversidade cultural da América Latina;
ü  Contextualizar os encontros educacionais, com conteúdo que desperte, no aluno, o interesse pela pesquisa, valorização e reconhecimento da cultura dos países em questão;
ü  Conscientizar o aluno sobre a importância da história, economia, política e cultura desses países;
ü   Identificar os grandes destaques de cada país nas diversas áreas.

IV– DISCIPLINAS  ENVOLVIDAS

- Matemática             - Português              - Arte
- História                   - Geografia               - Educação Física
- Inglês                      - Ciências                 - Religião

V– PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELAS TURMAS

7º A – Colômbia, Ana Débora
7° B – Argentina, Conceição e Victor Alab
7º C – Canadá, Herlen
7º D – Venezuela, Jaqueline
7º E- Brasil, Érica
7º F – EUA, Marinete
7º G – Uruguai, Luana
7º H – Peru, Keite
8º A – Jamaica, Kelfren
8º B – México, Márcia
8º C – Bolívia – Antonio e Juliano
8º D – Cuba, Giselda e Poliana
Projeto Poronga – África, Gabriela, participação especial

VI – DESENVOLVIMENTO

DESENVOLVIMENTO I - GERAL
- Planejamento das atividades a serem executadas;
- Divulgação do projeto aos professores e alunos;
- Elaboração dos trabalhos a serem apresentados;
- “Apresentação final do Projeto – Feira cultural América Latina”
- Culminância – Apresentação dos trabalhoselaborados pelos alunos.

DESENVOLVIMENTO II

Os professores responsáveis pelas turmas acompanharão o processo de elaboração dos trabalhos nos seguintes aspectos:
ü  Pesquisar sobre o país de sua turma;
ü  Nortear o trabalho prático;
ü  Escolher a forma de apresentação dos trabalhos, observando-se as seguintes áreas: culinária, esporte, música, dança, cultura e economia, política.

VIII – Cronograma

Atividades
Meses
Jul/15
Ago/15
Set/15
Out/15
Nov/15
Dez/15
1.    Elaboração do Projeto
x





2.    Socialização do Projeto



x
x

3.    Divulgação do Projeto




x

4.    Pesquisas, produção de trabalhos e ensaios



x
x

5.    Culminância





x
6.    Avaliação





x

IX – AVALIAÇÃO

Será um trabalho de contínuo acompanhamento, primeiramente de modo individual e posteriormente, global dos alunos. Assim, eles serão avaliados nos aspectos concernentes ao interesse, a consciência crítica dos conteúdos trabalhados em sala de aula e fora dela – na pesquisa -, bem como sua manifestação e disponibilização à elaboração dos trabalhos a serem expostos.


Nenhum comentário: