GOVERNO DO ESTADO DO
ACRE
SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
EDILSON FAÇANHA
Projeto:
DO
LIXO AO LUXO
Gestão:
Valdemir Nicácio Lima
Coordenação do projeto:
Prof.ª.
Adriana Alves de Lima
Coordenador de ensino: Elson Mariano
Coordenadora pedagógica: Simone Barbosa
Rio
Branco-Acre
2015
1.
APRESENTAÇÃO
De todos os seres viventes no nosso
planeta o “homem” é o único capaz de produzir “arte”. Assim, desde os
primórdios a arte faz parte de nossa vida, sempre nos diferenciando dos demais
seres à nossa volta, pois por meio dela representamos o nosso mundo,
expressamos nossos sentimentos e procuramos uma compreensão para aquilo que
somos e fazemos.
Certamente que sem a “arte” nossa vida
seria incompleta, por que não teríamos essa “linguagem” para expressar
plenamente todas as nossas emoções e paixões. A linguagem cotidiana ou a
linguagem científica dão conta de uma parte da realidade. No entanto, só a arte
é capaz de dar conta daquilo que não pode ser enunciado, mas que ainda assim e
por isso mesmo é essencial (Ferreira, 2008).
João do Rio um dos
grandes cronistas do século XIX já havia dito que “na natureza nada se perde
tudo se aproveita”, diante disso acreditamos que transformar em material de
luxo, requinte aquilo que já foi usado e jogado nas ruas é um grande desafio, e
com certeza nos trará muitas possibilidades de reutilização, encantamento,
reflexão e aprendizado.
Assim, através do
“Projeto do Lixo ao Luxo” a disciplina de Língua Portuguesa na Escola de Ensino
Fundamental Edilson Façanha possibilitará aos nossos estudantes o acesso ao ser
criativo, ao cuidado com o meio ambiente, à produção de uma pequena horta,
visando, sobretudo, à formação sociocultural e política no âmbito Escolar.
Destacamos que o presente Projeto
propõe ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da Escola,
incentivando a formação crítica.
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
- Inserir o uso sustentável no processo de ensino-aprendizagem por meio
de uma visão multidisciplinar como um meio de aproximar o público estudantil com
a preocupação com o meio ambiente.
2.2 OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Oportunizar aos educandos o acesso aos produtos que podem ser recicláveis;
- Apresentar o uso sustentável de vários produtos que posteriormente
podem ser reutilizáveis;
- Desenvolver a partir do trabalho dos alunos com garrafas pets, pneus, o
senso crítico, estético e cultural sobre nossa localidade, nosso país e o mundo
de modo geral;
- Possibilitar o debate inter e transdisciplinar em torno de temáticas
atuais apresentadas através da produção da horta e da ornamentação com pneus,
caixas de feiras;
- Estimular que os alunos da rede pública municipal criem o hábito de reaproveitar
o lixo, estimulando assim o aprendizado cultural e artístico;
- Promover a integração e o desenvolvimento social, além de oferecer
momentos de lazer aos alunos da rede estadual de ensino.
3. JUSTIFICATIVA
O aprendizado na Escola não pode se
restringir unicamente ao cumprimento de horários, tarefas e exercícios, pois
deve ir muito além do simples formalismo presente no repasse de conteúdos e
trabalhos.
O aprendizado para ser plenamente
alcançado necessita, muitas vezes, sair da rotina do dia-a-dia Escolar. Assim,
cabe as equipes pedagógica e administrativa da Escola buscar alternativas, o
que pode ser feito através de uma proposta como essa, pois o reaproveitamento
do lixo serve como um instrumento de debate e reflexão, tão importantes na
formação de nossas crianças e adolescentes.
Por isso mesmo, esse “Projeto do Lixo
ao Luxo” mostra uma relevância extraordinária ao agregar valores, vivências e
reflexões comuns a diversas disciplinas do currículo, possibilitando um espaço
de discussão permanente dentro da Escola.
4. METODOLOGIA
A professora Adriana Alves de Lima será
a responsável pela execução do do “Projeto do Lixo ao Luxo” que será
desenvolvido nas classes do 6º ano E, F do Ensino Fundamental, e será executado
durante o mês de Julho de 2015.
A professora junto com os alunos irá
procurar garrafas pets, pneus velhos, estrumos para as plantas, tintas, e
depois se reunirão na escola para a execução do trabalho.
A cada encontro iremos dividir as
atividades e a partir disso, esperamos despertar em outros professores e alunos da escola para uma
nova visão da Educação; uma visão na qual os métodos tradicionais e os modernos
possam fundir-se em novas possibilidades de aprendizado e crescimento pessoal e
coletivo.
5. CRONOGRAMA DO PROJETO
6º ANO E
|
1º GRUPO:
Pintar os pneus
2º GRUPO:
Tinta
3º GRUPO:
Cortar as garrafas e amarrar arame
|
6º ANO F
|
1º GRUPO:
Pintar os pneus
2º GRUPO:
|
6. RESULTADOS ALCANÇADOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário