Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Projeto Meio Ambiente

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EDILSON FAÇANHA




Projeto: DO LIXO AO LUXO


                      
                  Gestão: Valdemir Nicácio Lima
                     Coordenação do projeto:
                     Prof.ª. Adriana Alves de Lima
                 Coordenador de ensino: Elson Mariano
                 Coordenadora pedagógica: Simone Barbosa

                    
  

Rio Branco-Acre
2015


1.      APRESENTAÇÃO

De todos os seres viventes no nosso planeta o “homem” é o único capaz de produzir “arte”. Assim, desde os primórdios a arte faz parte de nossa vida, sempre nos diferenciando dos demais seres à nossa volta, pois por meio dela representamos o nosso mundo, expressamos nossos sentimentos e procuramos uma compreensão para aquilo que somos e fazemos.
Certamente que sem a “arte” nossa vida seria incompleta, por que não teríamos essa “linguagem” para expressar plenamente todas as nossas emoções e paixões. A linguagem cotidiana ou a linguagem científica dão conta de uma parte da realidade. No entanto, só a arte é capaz de dar conta daquilo que não pode ser enunciado, mas que ainda assim e por isso mesmo é essencial (Ferreira, 2008).
            João do Rio um dos grandes cronistas do século XIX já havia dito que “na natureza nada se perde tudo se aproveita”, diante disso acreditamos que transformar em material de luxo, requinte aquilo que já foi usado e jogado nas ruas é um grande desafio, e com certeza nos trará muitas possibilidades de reutilização, encantamento, reflexão e aprendizado.
            Assim, através do “Projeto do Lixo ao Luxo” a disciplina de Língua Portuguesa na Escola de Ensino Fundamental Edilson Façanha possibilitará aos nossos estudantes o acesso ao ser criativo, ao cuidado com o meio ambiente, à produção de uma pequena horta, visando, sobretudo, à formação sociocultural e política no âmbito Escolar.
Destacamos que o presente Projeto propõe ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da Escola, incentivando a formação crítica.

2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
- Inserir o uso sustentável no processo de ensino-aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar como um meio de aproximar o público estudantil com a preocupação com o meio ambiente.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Oportunizar aos educandos o acesso aos produtos que podem ser recicláveis;
- Apresentar o uso sustentável de vários produtos que posteriormente podem ser reutilizáveis;
- Desenvolver a partir do trabalho dos alunos com garrafas pets, pneus, o senso crítico, estético e cultural sobre nossa localidade, nosso país e o mundo de modo geral;
- Possibilitar o debate inter e transdisciplinar em torno de temáticas atuais apresentadas através da produção da horta e da ornamentação com pneus, caixas de feiras;
- Estimular que os alunos da rede pública municipal criem o hábito de reaproveitar o lixo, estimulando assim o aprendizado cultural e artístico;
- Promover a integração e o desenvolvimento social, além de oferecer momentos de lazer aos alunos da rede estadual de ensino.

3. JUSTIFICATIVA
O aprendizado na Escola não pode se restringir unicamente ao cumprimento de horários, tarefas e exercícios, pois deve ir muito além do simples formalismo presente no repasse de conteúdos e trabalhos.
O aprendizado para ser plenamente alcançado necessita, muitas vezes, sair da rotina do dia-a-dia Escolar. Assim, cabe as equipes pedagógica e administrativa da Escola buscar alternativas, o que pode ser feito através de uma proposta como essa, pois o reaproveitamento do lixo serve como um instrumento de debate e reflexão, tão importantes na formação de nossas crianças e adolescentes.
Por isso mesmo, esse “Projeto do Lixo ao Luxo” mostra uma relevância extraordinária ao agregar valores, vivências e reflexões comuns a diversas disciplinas do currículo, possibilitando um espaço de discussão permanente dentro da Escola.
4. METODOLOGIA

A professora Adriana Alves de Lima será a responsável pela execução do do “Projeto do Lixo ao Luxo” que será desenvolvido nas classes do 6º ano E, F do Ensino Fundamental, e será executado durante o mês de Julho de 2015.
A professora junto com os alunos irá procurar garrafas pets, pneus velhos, estrumos para as plantas, tintas, e depois se reunirão na escola para a execução do trabalho.
A cada encontro iremos dividir as atividades e a partir disso, esperamos despertar em outros professores e alunos da escola para uma nova visão da Educação; uma visão na qual os métodos tradicionais e os modernos possam fundir-se em novas possibilidades de aprendizado e crescimento pessoal e coletivo.

5. CRONOGRAMA DO PROJETO

6º ANO E
1º GRUPO: Pintar os pneus
  • Naidson;
  • Alesson; Vitor Ryan;
  • Victor Manoel;
  • Willians;
  • Kennedy;

2º GRUPO: Tinta
  • Vivian;
  • Ludmila;
  • Samara

3º GRUPO: Cortar as garrafas e amarrar arame
  • Yasmin W.;
  • Yasmin;
  • Yanna;
  • Elionara;
  • Thalia;
  • Katty;
  • Esther;
  • Vitória;
  • Samara;
  • Emilly;
  • Ana;
  • Nailania.





6º ANO F
1º GRUPO: Pintar os pneus
  • João Victor;
  • Denilson;
  • Tiago.
2º GRUPO: 
  • Juliana;
  • Emilly;
  • Ana Lice;
  • Andressa




6. RESULTADOS ALCANÇADOS.


Nenhum comentário: