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Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Projeto Soletrando

Projeto Soletrando 2015
Edílson Façanha


(Objetivo, regulamento, cronograma e etc.)
“SPELLING BEE 2015 EDILSON FAÇANHA”



PROBLEMATIZAÇÃO: Deficiência ortográfica




APRESENTAÇÃO
Projeto elaborado por Jhonatan dos Santos Nascimento (Professor de Língua Inglesa) ouvindo as sugestões dos alunos e demais professores. Com objetivo de que não haja injustiça e prevaleça a competição saudável, assim gerando uma aprendizagem significativa.
Depois de elaborado e aprovado pela equipe escolar ficará exposto na escola onde todos possam ter acesso.

JUSTIFICATIVA
Promoveremos uma competição onde todos os alunos possam participar nas duas etapas, pois não haverá eliminação e sim somatória dos pontos e os cinco (05) alunos de cada série que obtiverem mais pontos serão os finalistas.
Os pais de cada sala/série concordaram em ajudar na compra da premiação.

OBJETIVO GERAL
O objetivo deste é incentivar e motivar os educandos através de uma competição saudável, visando à ampliação do vocabulário, compreensão do significado das palavras e ortografia correta das palavras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Sanar dificuldades ortográficas;
Ampliar o vocabulário;
Despertar o interesse pela leitura e pela escrita correta;
Compreender o significado das palavras;
Fazer com que os alunos tenham mais facilidade na grafia correta das palavras;
Incentivar todos os alunos a participar;
Conhecer algumas palavras  do novo acordo ortográfico;
Desenvolver o espírito competitivo.

METODOLOGIA
Envolver todos os alunos na competição;
Comunicar aos pais sobre a importância dos mesmos em incentivar e ajudar seus filhos  na memorização das palavras;
Escolher as palavras de acordo com o nível da série e se possível em conjunto elaborar a mesma listas para as respectivas séries.
Entregar a lista das palavras com antecedência aos alunos;
Incentivar os pais a assistirem a competição;
Expor o projeto soletrando onde os pais e  comunidade em geral poderá ter acesso a ele (regulamento, objetivos, datas, etc.);
Entregar fichas para cada professor com nomes dos alunos para colocar a pontuação;
Trabalhar leitura, ditado e reescrita das palavras em sala de aula;
Realizar simulados da competição em sala de aula;
Juntar as palavras da 1ª e 2ª etapa para a etapa final;
Premiar 1º, 2° e 3º colocados de cada série;
Divulgar por escrito em mural os nomes dos alunos campeões;
Escolher em conjunto: professor, família e direção a premiação de cada turma, conscientizando que a premiação poderá variar de uma turma para outra.

REGULAMENTO
(1ª e 2ª etapa)
A gincana “Spelling Bee 2015 Edilson Façanha” será uma competição realizada por série e turno escolar;
Podem participar todos os alunos matriculados (do 7º ao 9º ano);
Se possível em conjunto elaborar a mesma listas de palavras para as respectivas séries. (Ex: 7º e 9° ano matutino com 8º ano vespertino);
Realizar a competição por série/ano e em sala de aula;
A primeira etapa será realizada dentro da sala de aula e regida pelo professor com supervisão dos coordenadores da escola e do diretor;
É necessária a presença de pelo menos um funcionário na sala para que a competição aconteça;
Os alunos receberão a lista das palavras (digitadas), com antecedência mínima de sete(07)dias da data marcada para cada etapa;
Na1ºetapa serão: 20 palavras para o 7º ano, 25 palavras para o 8º ano, 35 palavras para o 9º ano;
A ordem de iniciar o soletrando será de acordo com a seqüência da lista de chamada (diário);
Todos os alunos soletrarão 03 (três) palavras e serão classificados os alunos que tiverem o número maior de acertos. (Em caso de empate, os mesmos terão que soletrar mais 03 (três) palavras, levando em critério de classificação a palavra ser soletrada de maneira correta.)
Os alunos a soletrar terão que soletrar conforme o alfabeto português mas a palavras será em inglês:
Serão classificados 03 (Três) alunos em cada turma;
Não será permitida ajuda ao aluno que estiver soletrando;
As palavras a serem soletradas serão sorteada na caixinha e pronunciada pelo professor regente;
Caso o aluno não entenda a palavra a ser soletrada poderá pedir para repetir, mas antes de iniciar a soletração;
O educando deverá repetir a palavra soletrá-la e ao terminar tornar a repetí-la, indicando que concluiu;
Se o aluno esquecer-se de pronunciar a palavra antes ou depois de soletrarnão será prejudicado;
O participante não poderá repetir a letra já soletrada e nem silabar, caso aconteça à soletração será considerada errada;
A acentuação deverá ser pronunciada após a letra acentuada ser soletrada;
Se o aluno errar alguma letra, acento ou qualquer sinal gráfico (cedilha, hífen, til, acento agudo, circunflexo, etc.) a soletração será considerada errada;
Se o professor desejar, além das duas etapas poderá acrescentar mais etapas, desde que observe o cronograma estabelecido;
A 1ª etapa será realizada nos dias 25, 26 e 28 de novembro sendo: 7º Ano no dia 25, 26 e 28, e 8° e 9° Ano no dia 26 e 28.
Cada acerto valerá um(01) ponto;
Caso o educando falte na 1ª etapa por motivo de saúde ou transporte escolar, desde que avise com antecedência, o mesmo poderá ter a chance posteriormente; nas demais etapas não terão  segunda  chance, pois  será fase classificatória e de premiação;
Em cada etapa os alunos terão sua pontuação divulgada no pátio em mural e após a seleção também será divulgado os nomes dos finalistas de cada série/ano;
De acordo com a somatória será classificadopara a grande final o total de 24(Vinte e quatro) alunos que obtiverem mais pontos;

REGULAMENTO DA GRANDE FINAL
A grande FINAL será realizada no pátio da escola com todos os 24 (Vinte e quatro) alunos selecionados em cada série/ano escolar;
Toda a comunidade escolar poderá assistir a grande final, que será realizada em um único turno, mas ninguém poderá interferir no bom andamento da competição;
Quem sentir se prejudicado por qualquer motivo deve recorrer à mesa julgadora e esta decidirá a medida a ser tomada;
A mesa julgadora será formada pelo professor regente, pelo diretor e pelos coordenadores e/ou pela secretária. Estes poderão ser substituídos por outro professor ou funcionário que não tenha parente competindo;
Portanto na mesa julgadora deverá ter no mínimo três (03) componentes mais o professor regente. Todos  receberão  uma lista com as palavras em ordem alfabética para acompanhamento;
Um dos julgadores anotará numa folha a palavra soletrada por cada aluno inclusive assinalando onde aconteceu o erro. A folha será anexada ao relatório do projeto;
Para que todos escutem com clareza a palavra a ser soletrada pelo educando, haverá microfone no pedestal para o aluno falar;
O microfone estará perto da mesa julgadora e o aluno não será obrigado a utilizar o microfone, desde que fale alto e de forma que possa ser entendido por todos;
Se ocorrer qualquer problema técnico com o som e os componentes da mesa não conseguir ouvir a palavra soletrada, o educando terá nova oportunidade;
Cada série /ano terá a sua própria caixinha contendo palavras de acordo com o nível da turma (todas as palavras da 1ª etapa);
O  professor regente ficará responsável pela organização da caixinha e das palavras da turma;
A competição iniciará com rodadas por série e os alunos participarão  em ordem alfabética;
Primeiro momento: 01(Um) aluno de cada turma dos 7º anos. (Cada aluno soletrará 03 palavras, e o que tiver o maior número de acerto será o vencedor da rodada. Caso haja empate será selecionado 03 palavras da caixa “extra” para os alunos empatados soletrar até que saia um vencedor dentre eles.) Sendo assim haverá 03 rodadas, classificando 03 alunosna grande final representando os 7º anos.
Segundo momento: 01(Um) aluno de cada turma dos 8º anos. (Cada aluno soletrará 03 palavras, e o que tiver o maior número de acerto será o vencedor da rodada. Caso haja empate será selecionado 03 palavras da caixa “extra” para os alunos empatados soletrar até que saia um vencedor dentre eles.) Sendo assim haverá 03 rodadas, classificando 03 alunos na grande final representando os 8º anos.
Terceiro momento: 01(Um) aluno de cada turma dos 9º anos. (Cada aluno soletrará 03 palavras, e o que tiver o maior número de acerto será o vencedor da rodada. Caso haja empate será selecionado 03 palavras da caixa “extra” para os alunos empatados soletrar até que saia um vencedor dentre eles.) Sendo assim haverá 03 rodadas, classificando 03 alunosna grande final representando os 9º anos.
Quarto momento (GRANDE FINAL)
Os 03 (Três) finalistas dos 7º(Cada aluno soletrará 03 palavras, e o que tiver o maior número de acerto será o grande “campeão”, os demais serão classificados como 2º e 3º lugar conforme sua pontuação. Caso haja empate será selecionado 03 palavras da caixa “extra” para os alunos empatados soletrar até que saia um vencedor dentre eles.)
Os 03 (Três) finalistas dos 8º(Cada aluno soletrará 03 palavras, e o que tiver o maior número de acerto será o grande “campeão”, os demais serão classificados como 2º e 3º lugar conforme sua pontuação. Caso haja empate será selecionado 03 palavras da caixa “extra” para os alunos empatados soletrar até que saia um vencedor dentre eles.)
Os 03 (Três) finalistas dos 9º(Cada aluno soletrará 03 palavras, e o que tiver o maior número de acerto será o grande “campeão”, os demais serão classificados como 2º e 3º lugar conforme sua pontuação. Caso haja empate será selecionado 03 palavras da caixa “extra” para os alunos empatados soletrar até que saia um vencedor dentre eles.).

Na 2º etapa serão: 30 palavras para cada ano, nas caixinhas normais e nas caixinhas extras 40 para cada série/ano.
Na etapa final: 30 palavras para cada ano, nas caixinhas normais e nas caixinhas extras 40 para cada série/ano.
As palavras a serem soletradas serão sorteadas na caixinha e pronunciada pelo professor regente; (Somente em caso de empate serão sorteadas na caixinha “extra”)
Caso o aluno não entenda a palavra a ser soletrada poderá pedir para repetir, mas antes de iniciar a soletração;
Se  o aluno  começar a soletrar e   pronunciar a palavra ou perguntar qual é a palavra será desclassificado;
O educando deverá repetir a palavra soletrá-la e ao terminar tornar a repetí-la, indicando que concluiu;
Se o aluno esquecer-se de pronunciar a palavra antes ou depois de soletrar não será prejudicado;
O participante não poderá repetir a letra já soletrada e nem silabar, caso aconteça, a soletração será considerada errada;
A acentuação deverá ser pronunciada após a letra acentuada ser soletrada;
Se o aluno errar alguma letra, acento ou qualquer sinal gráfico (cedilha, hífen, til, acento agudo, circunflexo, etc.) a soletração será considerada errada;
O aluno que errar será desclassificado. Se todos errarem terá nova rodada de palavras a todos os participantes;
A competição acabará quando encontrar os três (3)  primeiros colocados de cada turma (de acordo com a classificação);
Para critério de desempate haverá vinte (20) palavras “extras”, (com maior grau de dificuldade) selecionadas antecipadamente pelo professor regente de acordo com o nível de sua turma;
As palavras extras serão entregue somente aos alunos classificados na primeira etapa.
Os prêmios serão adquiridos com a ajuda dos pais de cada ano escolar, como acordo  a ser firmado durante as reuniões;
Os professores, pais e direção ajudarão na escolha dos prêmios;
A competição final será realizada por série e serão  premiados do 1º ao 3º lugar de cada série/ ano escolar. Sendo: 1º lugar(1 troféu e 1 prêmio), 2º e 3º lugar( 1 medalha e 1 prêmio cada)
Relatar no final da competição a premiação de cada um;
Ficará a cargo de a escola conseguir os troféus e medalhas;
Fica decidido que ao acabar as palavras da caixinha e também as palavras extras e não encontrar o 1º, 2º e 3º lugar, a competição será encerrada e os três receberão premiação igual e nas medalhas escrito: Campeão do “Spelling Bee 2014 Edilson Façanha” 2014 e a serie/ano escolar. Juntamente com os prêmios (iguais )adquiridos com a ajuda dos pais. Nesse caso não haverá troféu;
Por fim os alunos finalistas terão seus nomes e classificação  divulgadosno mural da escola.

CRONOGRAMA
DO “SPELLING BEE 2015 EDILSON FAÇANHA”



1ª Etapa
Dia:25, 26 e 28 de novembro: Classificatória dos 7º anos.
Dia: 26 e 28 de novembro: Classificatória dos 8° anos.
Dia: 26 e 28 de novembro: Classificatória dos 9° anos.

GRANDE FINAL


DIA: Decidir
RECURSOS HUMANOS:


Professores;
Coordenadores Pedagógicos;
Diretora e secretária;
Alunos;
Pais ou responsáveis.



RECURSOS MATERIAIS:


Dicionário;
Caixa de papelão;
Material de decoração;
Cartolinas;
TNT;
Pincéis;
Banco de palavras;
Máquina Fotográfica;
Som;
Microfone;
Prêmios.


AVALIAÇÃO:

Avaliar o envolvimento dos alunos na competição, verificando a aprendizagem proporcionada através de análise dos resultados obtidos, mediante reuniões e relatórios. Analisar o que deu certo ou errado e fazer alterações, aperfeiçoando o projeto para a 2ª edição do soletrando que será realizada no 2º semestre.

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