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Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Subsídios para a avaliação

 OS NOVE JEITOS MAIS COMUNS DE AVALIAR

Prova objetiva
Definição
Série de perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas uma solução possível.
Função
Avaliar o que aluno apreendeu sobre dados singulares e específicos do conteúdo.
Vantagens
É familiar às crianças, simples de preparar e de responder e pode abranger grande parte do exposto em sala de aula.
Atenção
Foque as questões somente em conteúdos já trabalhados em sala.
Planejamento
Selecione os conteúdos para elaborar as questões e faça as chaves de correção; elabore as instruções sobre a maneira adequada de responder às perguntas.
Análise
Defina o valor de cada questão e multiplique-o pelo número de respostas corretas
Como utilizar as informações
Analise as questões que todos os alunos acertaram e retome os conteúdos referentes àquelas que a maioria da turma errou.

Prova dissertativa
Definição
Série de perguntas que exijam capacidade de estabelecer relações, resumir, analisar e explicar.
Função
Verificar a capacidade de analisar o problema central, abstrair fatos, formular idéias e redigi-las.
Vantagens
O aluno tem liberdade para expor os pensamentos, mostrando habilidades de organização, interpretação e expressão.
Atenção
Defina o número de questões pensando no tempo que os alunos terão para resolver cada uma delas.
Planejamento
Elabore poucas questões e dê tempo suficiente para que os alunos possam pensar e sistematizar suas respostas.
Análise
Defina o valor de cada pergunta e atribua pesos à clareza das ideias, à capacidade de argumentação e à conclusão.
Como utilizar as informações
Após a correção das provas, discuta coletivamente algumas questões respondidas de diferentes modos pelos alunos.

Seminário
Definição
Exposição oral para um público leigo, utilizando a fala e materiais de apoio adequados ao assunto.
Função
Possibilitar a transmissão verbal das informações pesquisadas de forma eficaz.
Vantagens
Contribui para a aprendizagem do ouvinte e do expositor, exige pesquisa, planejamento e organização das informações; desenvolve a comunicação oral em público.
Atenção
Apresentar um conteúdo estudado não significa memorizá-lo.
Planejamento
Ajude na delimitação do tema, forneça bibliografia e fontes de pesquisa, esclareça os procedimentos apropriados de apresentação; defina a duração e a data da apresentação; e traga bons modelos de referência.
Análise
Atribua pesos à abertura, ao desenvolvimento do tema, aos materiais utilizados e à conclusão. Estimule a classe a fazer perguntas e emitir opiniões.
Como utilizar as informações
Caso a apresentação não tenha sido satisfatória, planeje atividades específicas que possam auxiliar no desenvolvimento dos objetivos não atingidos.

Trabalho em grupo
Definição
Atividades de natureza diversa (escrita, oral, gráfica, corporal etc) realizadas coletivamente.
Função
Construir conhecimentos de forma colaborativa.
Vantagens
A interação é um fator de aprendizagem. Por isso as trocas horizontais são muito importantes.
Atenção
Esse procedimento não tira do professor a necessidade de buscar informações para orientar as equipes. Nem deve substituir os momentos individuais de aprendizagem.
Planejamento
Proponha uma série de atividades relacionadas ao conteúdo a ser trabalhado, forneça fontes de pesquisa, ensine os procedimentos necessários e indique os materiais básicos para a consecução dos objetivos.
Análise
Acompanhe os grupos, intervenha e dê mais atenção àqueles que não estão conseguindo produzir.
Como utilizar as informações
Observe se houve participação de todos e colaboração entre os colegas, atribua valores às diversas etapas do processo e ao produto final.

Debate
Definição
Discussão em que os alunos expõem seus pontos de vista a respeito de assunto polêmico.
Função
Aprender a defender uma opinião fundamentando-a em argumentos convincentes.
Vantagens
Desenvolve a habilidade de argumentação e a oralidade; faz com que o aluno aprenda a escutar com um propósito.
Atenção
Como mediador, dê chance de participação a todos e não tente apontar vencedores, pois em um debate deve-se priorizar o fluxo de informações entre as pessoas.
Planejamento
Defina o tema, oriente a pesquisa prévia, combine com os alunos o tempo, as regras e os procedimentos; mostre exemplos de bons debates. No final, peça relatórios que contenham os pontos discutidos. Se possível, grave a discussão para análise posterior.
Análise
Estabeleça pesos para a pertinência da intervenção, a adequação do uso da palavra e a obediência às regras combinadas.
Como utilizar as informações
Crie outros debates em grupos menores; analise o vídeo e aponte as deficiências e os momentos positivos.

Relatório individual
Definição
Texto produzido pelo aluno depois de atividades práticas ou projetos temáticos.
Função
Averiguar o que o aluno aprendeu.
Vantagens
É possível avaliar o real nível de apreensão de conteúdos depois de atividades coletivas ou individuais.
Atenção
É importante escrever uma devolutiva para o aluno.
Planejamento
Defina o tema e oriente a turma sobre a estrutura apropriada (introdução, desenvolvimento, conclusão e outros itens que julgar necessários, dependendo da extensão do trabalho); o melhor modo de apresentação e o tamanho aproximado.
Análise
Estabeleça pesos para cada item que for avaliado (estrutura do texto, conteúdo, apresentação).
Como utilizar as informações
Só se aprende a escrever escrevendo. Caso algum aluno apresente dificuldade em itens essenciais, crie atividades específicas, indique bons livros e solicite mais trabalhos escritos.

Autoavaliação
Definição
Análise oral ou por escrito, em formato livre, que o aluno faz do próprio processo de aprendizagem.
Função
Fazer o aluno adquirir a capacidade de analisar seu percurso de aprendizagem, tomando consciência de seus avanços e de suas necessidades.
Vantagens
O aluno torna-se sujeito do processo de aprendizagem, adquire responsabilidade sobre ele, aprende a enfrentar limitações e estabelecer prioridades.
Atenção
O aluno só se abrirá se sentir que há um clima de confiança entre o professor e ele e que esse instrumento será usado para ajudá-lo a aprender
Planejamento
Forneça ao aluno um roteiro de autoavaliação, definindo as áreas sobre as quais você gostaria que ele discorresse; liste habilidades e conteúdos e peça que ele indique aquelas em que se considera apto e aquelas em que precisa de reforço.
Análise
Use esse documento ou depoimento como uma das principais fontes para o planejamento das próximas intervenções.
Como utilizar as informações
Ao tomar conhecimento das necessidades do aluno, sugira atividades individuais ou em grupo para ajudá-lo a superar as dificuldades.

Observação
Definição
Análise do desempenho do aluno em fatos do cotidiano escolar ou em situações planejadas.
Função
Seguir o desenvolvimento do aluno e ter informações objetivas sobre sua participação em sala.
Vantagens
Perceber como o aluno constrói o conhecimento, seguindo de perto todos os passos desse processo.
Atenção
Faça anotações no momento em que ocorre o fato; evite generalizações e julgamentos subjetivos; considere somente os dados fundamentais no processo de aprendizagem.
Planejamento
Elabore uma ficha organizada (check-list, escalas de classificação) prevendo atitudes, habilidades e competências que serão observadas. Isso vai auxiliar na percepção global da turma e na interpretação dos dados.
Análise
Compare as anotações do início do ano com os dados mais recentes para perceber o que o aluno já realiza com autonomia e o que ainda precisa de acompanhamento.
Como utilizar as informações
Esse instrumento serve como uma lupa sobre o processo de desenvolvimento do aluno e permite a elaboração de intervenções específicas para cada caso.

Conselho de classe
Definição
Reunião sobre uma determinada turma, liderada pela equipe pedagógica.
Função
Compartilhar informações sobre a classe e sobre cada aluno para embasar a tomada de decisões.
Vantagens
Favorece a integração entre professores, a análise do curriculo e a eficácia dos métodos utilizados; facilita a compreensão dos fatos com a exposição de diversos pontos de vista.
Atenção
Faça sempre observações concretas e não rotule o aluno; cuidado para que a reunião não se torne apenas uma confirmação de aprovação ou de reprovação.
Planejamento
Conhecendo a pauta de discussão, liste os itens que pretende comentar. Todos os participantes devem ter direito à palavra para enriquecer o diagnóstico dos problemas, suas causas e soluções.
Análise
O resultado final deve levar a um consenso da equipe em relação aos melhores encaminhamentos para cada aluno.
Como utilizar as informações
O professor deve usar essas reuniões como ferramenta de auto-análise. A equipe deve prever mudanças tanto na prática diária de cada docente como também no currículo e na dinâmica escolar, sempre que necessário.


OUTRAS POSSIBILIDADES AVALIATIVAS


Trabalho com projetos

1. Identifique um problema.
2. Levante hipóteses e sugestões junto com alunos.
3. Verifique a viabilidade do projeto.
4. Comunique e negocie com a coordenação e direção sobre a elaboração (é muito importante que todos os envolvidos saibam o que está acontecendo).
5. Documente e registre as etapas do processo.
6. Publique e divulgue os resultados.

Como avaliar?

• Participação.
• Organização. 
• Criatividade.

Como trabalhar com debate
Permite ao aluno valorizar o trabalho em grupo, percebendo como a discussão e as experiências de todos são mais ricas do que uma só pessoa.
Há alguns pressupostos básicos para o funcionamento desse instrumento:
• o professor deve dominar bem o assunto sobre o qual se dará o debate.
• o tema indicado pelo professor deverá ser preparado pelos participantes do debate com leituras, pesquisas anteriores e vídeos, trazendo o material preparado para a discussão.
• o professor deverá garantir a participação de todos, evitando o monopólio das intervenções por parte de alguns apenas. Todos deverão ter oportunidade para fazer uso da palavra. Inclusive o próprio professor precisará se policiar para não interferir a todo instante e com grande tempo de manifestação, mesmo que seja para resolver mais rapidamente a questão apresentada. Esse comportamento pode comprometer os objetivos da própria estratégia.

Como preparar essa técnica para alunos?
1. Deixe muito claro que os alunos devem respeitar a opinião de todos e que cabe a você a ponderação dos comentários.
2. Informe os critérios de avaliação.
3. Explique para os alunos que em um debate, todos tem que ter a chance de falar, e que para isso acontecer, não se deve prolongar muito seus argumentos. E que é importante a manifestação de todos, sem medo de julgamentos.
4. Escolha temas do dia-a-dia, rotineiros, que sejam relacionados com a região, ou com uma realidade próxima.
5. Leve um recorte de uma reportagem de jornal, revista, um pequeno vídeo de reportagem sobre o assunto.
6. Comece com um questionamento brando, que tenha uma certa lógica na resposta, para que os alunos sintam-se a vontade para iniciar seus argumentos.
7. Aumente gradativamente a profundidade do assunto, sempre avaliando se será possível essa evolução.
8. Não interrompa os alunos, nem os reprima, caso haja algum comentário incorreto, anote e deixe para relatar nas considerações finais, sem apontar quem foi que o fez.
9. Lembre-se que em se tratando de opinião, não existe uma resposta certa ou errada.
10. Incentive e elogie as colocações, com simpatia e sinceridade.

Como avaliar?
Se o objetivo principal desta técnica for permitir ao aluno expressar-se em público, avalie se o aluno:
• apresentou suas idéias, reflexões, experiências.
• se ele soube ouvir os outros (não interrompeu, nem repetiu o que outro colega já abordou, sem acréscimos).
• se ele respeitou a opinião distinta da dele.
• argumentou quando questionado.
• defendeu suas próprias posições com coerência e respeitosamente.
• não perdeu o foco do assunto.

  Como trabalhar com portfólio
É uma modalidade de avaliação do ensino e aprendizagem que surgiu em 1980 e emergiu no campo da Arte.
É um instrumento de avaliação considerado de natureza qualitativa, sendo potencialmente um dos mais adequados para acompanhar a aprendizagem dos educandos. Esse tipo de instrumento é ideal, pois favorece não apenas o registro da produção dos saberes realizada pelo aluno no ambiente escolar, mas o registro de suas experiências e de suas produções extraescolares.

Como preparar esta técnica para alunos?

Solicite uma pasta, prepare os alunos para organizarem uma coletânea de registros do cotidiano, como um memorial das atividades da escola, podendo enriquecê-lo com diferentes registros de sua produção extraescolar, tais como textos, poesias, músicas, desenhos, matérias lidas em jornais, revistas, entre outros.
O importante é incentivar o aluno a organizar e fazer anotações pertinentes a cada nova organização.
Além disso, faça com que o aluno sempre analise o portfólio como um todo, para que ele tenha noção do quanto evoluiu.

Como avaliar?

• Registro de idéias, experiências ou opiniões.
• Organização.
• Coerência das informações.
• Facilidade da leitura do aprendizado.





SUGESTÃO DE FICHA DE AVALIAÇÃO PARA SEMINÁRIO

Alunos______________________________________________________________
Tema do Seminário: ________________________________________Data:
Cada integrante do grupo será avaliado nos seguintes aspectos abaixo. Estes quesitos serão mensurados no momento da exposição do trabalho pelo professor que preencherá os espaço correspondente aos requisitos. A nota da apresentação será conforme o conceitos aferidos aos mesmos perfazendo 40% do trabalho apresentado:
  E, P, ou I (Excelente, Proficiente ou Insuficiente).
CRITÉRIOS AVALIADOS:
 1
 2
 3
4   
OBSERVAÇÕES
1
COMUNICAÇÃO
1.1
Linguagem oral: dicção, entonação, fluência
1.2
Linguagem Corporal: gestos, movimentos, olhares
1.3
Segurança e controle emocional
2
APRESENTAÇÃO
2.1
Utilização adequada dos recursos didáticos e audiovisuais
2.2
Motivação e domínio dos ouvintes (colegas alunos).
2.3
Sequência lógica (introdução, desenvolvimento, conclusão)
3
EXPOSIÇÃO DO TEMA
3.1
Abordagem correta do conteúdo
3.2
Exposição clara das ideias ou Preso à leitura
3.3
Fundamentação científica / poder de convencimento
4
EQUIPE
4.1
Qualidade da apresentação
4.2
Tempo da apresentação
4.3
Organização da equipe
4.4
Interação com a turma (alunos)
4.5
Apresentação de artigo no decorrer da exposição do assunto
4.6
Capacidade de responder perguntas dos ouvintes
4.7
Uso de termos técnicos inerentes ao assunto
Observações do avaliador: __________________________
Fontes:


http://novoolharnoavaliar.blogspot.com.br/

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