OS NOVE JEITOS MAIS COMUNS DE
AVALIAR
Prova objetiva
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Definição
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Série de perguntas diretas, para respostas
curtas, com apenas uma solução possível.
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Função
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Avaliar o que aluno apreendeu sobre dados
singulares e específicos do conteúdo.
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Vantagens
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É familiar às crianças, simples de preparar e de
responder e pode abranger grande parte do exposto em sala de aula.
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Atenção
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Foque as questões somente em conteúdos já
trabalhados em sala.
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Planejamento
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Selecione os conteúdos para elaborar as questões
e faça as chaves de correção; elabore as instruções sobre a maneira adequada
de responder às perguntas.
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Análise
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Defina o valor de cada questão e multiplique-o
pelo número de respostas corretas
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Como utilizar as informações
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Analise as questões que todos os alunos acertaram
e retome os conteúdos referentes àquelas que a maioria da turma errou.
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Prova dissertativa
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Definição
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Série de perguntas que exijam capacidade de
estabelecer relações, resumir, analisar e explicar.
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Função
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Verificar a capacidade de analisar o problema
central, abstrair fatos, formular idéias e redigi-las.
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Vantagens
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O aluno tem liberdade para expor os pensamentos,
mostrando habilidades de organização, interpretação e expressão.
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Atenção
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Defina o número de questões pensando no tempo que
os alunos terão para resolver cada uma delas.
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Planejamento
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Elabore poucas questões e dê tempo suficiente
para que os alunos possam pensar e sistematizar suas respostas.
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Análise
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Defina o valor de cada pergunta e atribua pesos à
clareza das ideias, à capacidade de argumentação e à conclusão.
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Como utilizar as informações
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Após a correção das provas, discuta coletivamente
algumas questões respondidas de diferentes modos pelos alunos.
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Seminário
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Definição
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Exposição oral para um público leigo, utilizando
a fala e materiais de apoio adequados ao assunto.
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Função
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Possibilitar a transmissão verbal das informações
pesquisadas de forma eficaz.
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Vantagens
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Contribui para a aprendizagem do ouvinte e do
expositor, exige pesquisa, planejamento e organização das informações;
desenvolve a comunicação oral em público.
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Atenção
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Apresentar um conteúdo estudado não significa
memorizá-lo.
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Planejamento
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Ajude na delimitação do tema, forneça
bibliografia e fontes de pesquisa, esclareça os procedimentos apropriados de
apresentação; defina a duração e a data da apresentação; e traga bons modelos
de referência.
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Análise
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Atribua pesos à abertura, ao desenvolvimento do
tema, aos materiais utilizados e à conclusão. Estimule a classe a fazer
perguntas e emitir opiniões.
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Como utilizar as informações
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Caso a apresentação não tenha sido satisfatória,
planeje atividades específicas que possam auxiliar no desenvolvimento dos
objetivos não atingidos.
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Trabalho em grupo
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Definição
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Atividades de natureza diversa (escrita, oral,
gráfica, corporal etc) realizadas coletivamente.
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Função
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Construir conhecimentos de forma colaborativa.
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Vantagens
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A interação é um fator de aprendizagem. Por isso
as trocas horizontais são muito importantes.
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Atenção
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Esse procedimento não tira do professor a
necessidade de buscar informações para orientar as equipes. Nem deve
substituir os momentos individuais de aprendizagem.
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Planejamento
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Proponha uma série de atividades relacionadas ao
conteúdo a ser trabalhado, forneça fontes de pesquisa, ensine os
procedimentos necessários e indique os materiais básicos para a consecução
dos objetivos.
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Análise
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Acompanhe os grupos, intervenha e dê mais atenção
àqueles que não estão conseguindo produzir.
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Como utilizar as informações
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Observe se houve participação de todos e
colaboração entre os colegas, atribua valores às diversas etapas do processo
e ao produto final.
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Debate
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Definição
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Discussão em que os alunos expõem seus pontos de
vista a respeito de assunto polêmico.
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Função
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Aprender a defender uma opinião fundamentando-a
em argumentos convincentes.
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Vantagens
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Desenvolve a habilidade de argumentação e a
oralidade; faz com que o aluno aprenda a escutar com um propósito.
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Atenção
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Como mediador, dê chance de participação a todos
e não tente apontar vencedores, pois em um debate deve-se priorizar o fluxo
de informações entre as pessoas.
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Planejamento
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Defina o tema, oriente a pesquisa prévia, combine
com os alunos o tempo, as regras e os procedimentos; mostre exemplos de bons
debates. No final, peça relatórios que contenham os pontos discutidos. Se
possível, grave a discussão para análise posterior.
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Análise
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Estabeleça pesos para a pertinência da
intervenção, a adequação do uso da palavra e a obediência às regras
combinadas.
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Como utilizar as informações
|
Crie outros debates em grupos menores; analise o
vídeo e aponte as deficiências e os momentos positivos.
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Relatório individual
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Definição
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Texto produzido pelo aluno depois de atividades
práticas ou projetos temáticos.
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Função
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Averiguar o que o aluno aprendeu.
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Vantagens
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É possível avaliar o real nível de apreensão de
conteúdos depois de atividades coletivas ou individuais.
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Atenção
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É importante escrever uma devolutiva para o
aluno.
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Planejamento
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Defina o tema e oriente a turma sobre a estrutura
apropriada (introdução, desenvolvimento, conclusão e outros itens que julgar
necessários, dependendo da extensão do trabalho); o melhor modo de
apresentação e o tamanho aproximado.
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Análise
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Estabeleça pesos para cada item que for avaliado
(estrutura do texto, conteúdo, apresentação).
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Como utilizar as informações
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Só se aprende a escrever escrevendo. Caso algum
aluno apresente dificuldade em itens essenciais, crie atividades específicas,
indique bons livros e solicite mais trabalhos escritos.
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Autoavaliação
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Definição
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Análise oral ou por escrito, em formato livre,
que o aluno faz do próprio processo de aprendizagem.
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Função
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Fazer o aluno adquirir a capacidade de analisar
seu percurso de aprendizagem, tomando consciência de seus avanços e de suas
necessidades.
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Vantagens
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O aluno torna-se sujeito do processo de aprendizagem,
adquire responsabilidade sobre ele, aprende a enfrentar limitações e
estabelecer prioridades.
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Atenção
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O aluno só se abrirá se sentir que há um clima de
confiança entre o professor e ele e que esse instrumento será usado para
ajudá-lo a aprender
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Planejamento
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Forneça ao aluno um roteiro de autoavaliação,
definindo as áreas sobre as quais você gostaria que ele discorresse; liste
habilidades e conteúdos e peça que ele indique aquelas em que se considera
apto e aquelas em que precisa de reforço.
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Análise
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Use esse documento ou depoimento como uma das
principais fontes para o planejamento das próximas intervenções.
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Como utilizar as informações
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Ao tomar conhecimento das necessidades do aluno,
sugira atividades individuais ou em grupo para ajudá-lo a superar as
dificuldades.
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Observação
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Definição
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Análise do desempenho do aluno em fatos do
cotidiano escolar ou em situações planejadas.
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Função
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Seguir o desenvolvimento do aluno e ter
informações objetivas sobre sua participação em sala.
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Vantagens
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Perceber como o aluno constrói o conhecimento,
seguindo de perto todos os passos desse processo.
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Atenção
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Faça anotações no momento em que ocorre o fato;
evite generalizações e julgamentos subjetivos; considere somente os dados
fundamentais no processo de aprendizagem.
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Planejamento
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Elabore uma ficha organizada (check-list, escalas
de classificação) prevendo atitudes, habilidades e competências que serão
observadas. Isso vai auxiliar na percepção global da turma e na interpretação
dos dados.
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Análise
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Compare as anotações do início do ano com os
dados mais recentes para perceber o que o aluno já realiza com autonomia e o
que ainda precisa de acompanhamento.
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Como utilizar as informações
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Esse instrumento serve como uma lupa sobre o
processo de desenvolvimento do aluno e permite a elaboração de intervenções
específicas para cada caso.
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Conselho de classe
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Definição
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Reunião sobre uma determinada turma, liderada
pela equipe pedagógica.
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Função
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Compartilhar informações sobre a classe e sobre
cada aluno para embasar a tomada de decisões.
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Vantagens
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Favorece a integração entre professores, a
análise do curriculo e a eficácia dos métodos utilizados; facilita a
compreensão dos fatos com a exposição de diversos pontos de vista.
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Atenção
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Faça sempre observações concretas e não rotule o
aluno; cuidado para que a reunião não se torne apenas uma confirmação de
aprovação ou de reprovação.
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Planejamento
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Conhecendo a pauta de discussão, liste os itens
que pretende comentar. Todos os participantes devem ter direito à palavra
para enriquecer o diagnóstico dos problemas, suas causas e soluções.
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Análise
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O resultado final deve levar a um consenso da
equipe em relação aos melhores encaminhamentos para cada aluno.
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Como utilizar as informações
|
O professor deve usar essas reuniões como ferramenta
de auto-análise. A equipe deve prever mudanças tanto na prática diária de
cada docente como também no currículo e na dinâmica escolar, sempre que
necessário.
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OUTRAS POSSIBILIDADES
AVALIATIVAS
Trabalho com projetos
1. Identifique um problema.
2. Levante hipóteses e sugestões junto com alunos.
3. Verifique a viabilidade do projeto.
4. Comunique e negocie com a coordenação e direção
sobre a elaboração (é muito importante que todos os envolvidos saibam o que
está acontecendo).
5. Documente e registre as etapas do processo.
6. Publique e divulgue os resultados.
Como avaliar?
• Participação.
• Organização.
• Criatividade.
Como trabalhar com debate
Permite ao aluno valorizar o trabalho
em grupo, percebendo como a discussão e as experiências de todos são mais ricas
do que uma só pessoa.
Há alguns pressupostos básicos para o funcionamento desse instrumento:
• o professor deve dominar bem o assunto sobre o qual se dará o debate.
• o professor deve dominar bem o assunto sobre o qual se dará o debate.
• o tema indicado pelo professor deverá ser preparado pelos
participantes do debate com leituras, pesquisas anteriores e vídeos, trazendo o
material preparado para a discussão.
• o professor deverá garantir a participação de todos, evitando o monopólio das intervenções por parte de alguns apenas. Todos deverão ter oportunidade para fazer uso da palavra. Inclusive o próprio professor precisará se policiar para não interferir a todo instante e com grande tempo de manifestação, mesmo que seja para resolver mais rapidamente a questão apresentada. Esse comportamento pode comprometer os objetivos da própria estratégia.
• o professor deverá garantir a participação de todos, evitando o monopólio das intervenções por parte de alguns apenas. Todos deverão ter oportunidade para fazer uso da palavra. Inclusive o próprio professor precisará se policiar para não interferir a todo instante e com grande tempo de manifestação, mesmo que seja para resolver mais rapidamente a questão apresentada. Esse comportamento pode comprometer os objetivos da própria estratégia.
Como preparar essa técnica para alunos?
1. Deixe muito claro que os alunos devem respeitar
a opinião de todos e que cabe a você a ponderação dos comentários.
2. Informe os critérios de avaliação.
3. Explique para os alunos que em um debate, todos tem que ter a chance de falar, e que para isso acontecer, não se deve prolongar muito seus argumentos. E que é importante a manifestação de todos, sem medo de julgamentos.
4. Escolha temas do dia-a-dia, rotineiros, que sejam relacionados com a região, ou com uma realidade próxima.
5. Leve um recorte de uma reportagem de jornal, revista, um pequeno vídeo de reportagem sobre o assunto.
6. Comece com um questionamento brando, que tenha uma certa lógica na resposta, para que os alunos sintam-se a vontade para iniciar seus argumentos.
7. Aumente gradativamente a profundidade do assunto, sempre avaliando se será possível essa evolução.
8. Não interrompa os alunos, nem os reprima, caso haja algum comentário incorreto, anote e deixe para relatar nas considerações finais, sem apontar quem foi que o fez.
9. Lembre-se que em se tratando de opinião, não existe uma resposta certa ou errada.
10. Incentive e elogie as colocações, com simpatia e sinceridade.
2. Informe os critérios de avaliação.
3. Explique para os alunos que em um debate, todos tem que ter a chance de falar, e que para isso acontecer, não se deve prolongar muito seus argumentos. E que é importante a manifestação de todos, sem medo de julgamentos.
4. Escolha temas do dia-a-dia, rotineiros, que sejam relacionados com a região, ou com uma realidade próxima.
5. Leve um recorte de uma reportagem de jornal, revista, um pequeno vídeo de reportagem sobre o assunto.
6. Comece com um questionamento brando, que tenha uma certa lógica na resposta, para que os alunos sintam-se a vontade para iniciar seus argumentos.
7. Aumente gradativamente a profundidade do assunto, sempre avaliando se será possível essa evolução.
8. Não interrompa os alunos, nem os reprima, caso haja algum comentário incorreto, anote e deixe para relatar nas considerações finais, sem apontar quem foi que o fez.
9. Lembre-se que em se tratando de opinião, não existe uma resposta certa ou errada.
10. Incentive e elogie as colocações, com simpatia e sinceridade.
Como avaliar?
Se o objetivo principal desta técnica for permitir
ao aluno expressar-se em público, avalie se o aluno:
• apresentou suas idéias, reflexões, experiências.
• se ele soube ouvir os outros (não interrompeu, nem repetiu o que outro colega já abordou, sem acréscimos).
• se ele respeitou a opinião distinta da dele.
• argumentou quando questionado.
• defendeu suas próprias posições com coerência e respeitosamente.
• não perdeu o foco do assunto.
• apresentou suas idéias, reflexões, experiências.
• se ele soube ouvir os outros (não interrompeu, nem repetiu o que outro colega já abordou, sem acréscimos).
• se ele respeitou a opinião distinta da dele.
• argumentou quando questionado.
• defendeu suas próprias posições com coerência e respeitosamente.
• não perdeu o foco do assunto.
Como trabalhar com
portfólio
É uma modalidade de
avaliação do ensino e aprendizagem que surgiu em 1980 e emergiu no campo da
Arte.
É um instrumento de avaliação
considerado de natureza qualitativa, sendo potencialmente um dos mais adequados
para acompanhar a aprendizagem dos educandos. Esse tipo de instrumento é ideal,
pois favorece não apenas o registro da produção dos saberes realizada pelo
aluno no ambiente escolar, mas o registro de suas experiências e de suas
produções extraescolares.
Como preparar esta
técnica para alunos?
Solicite uma pasta, prepare os alunos
para organizarem uma coletânea de registros do cotidiano, como um memorial das
atividades da escola, podendo enriquecê-lo com diferentes registros de sua
produção extraescolar, tais como textos, poesias, músicas, desenhos, matérias
lidas em jornais, revistas, entre outros.
O importante é incentivar o aluno a
organizar e fazer anotações pertinentes a cada nova organização.
Além disso, faça com que o aluno sempre
analise o portfólio como um todo, para que ele tenha noção do quanto evoluiu.
Como avaliar?
• Registro de idéias, experiências ou
opiniões.
• Organização.
• Coerência das
informações.
• Facilidade da leitura do aprendizado.
SUGESTÃO DE FICHA DE AVALIAÇÃO PARA SEMINÁRIO
Alunos______________________________________________________________
Tema do Seminário:
________________________________________Data:
Cada integrante do grupo será
avaliado nos seguintes aspectos abaixo. Estes quesitos serão mensurados no
momento da exposição do trabalho pelo professor que preencherá os espaço
correspondente aos requisitos. A nota da apresentação será conforme o conceitos
aferidos aos mesmos perfazendo 40% do trabalho apresentado:
E, P, ou I (Excelente, Proficiente ou
Insuficiente).
CRITÉRIOS
AVALIADOS:
|
1
|
2
|
3
|
4
|
OBSERVAÇÕES
|
|
1
|
COMUNICAÇÃO
|
|||||
1.1
|
Linguagem oral: dicção,
entonação, fluência
|
|||||
1.2
|
Linguagem Corporal: gestos,
movimentos, olhares
|
|||||
1.3
|
Segurança e controle emocional
|
|||||
2
|
APRESENTAÇÃO
|
|||||
2.1
|
Utilização adequada dos
recursos didáticos e audiovisuais
|
|||||
2.2
|
Motivação e domínio dos
ouvintes (colegas alunos).
|
|||||
2.3
|
Sequência lógica (introdução,
desenvolvimento, conclusão)
|
|||||
3
|
EXPOSIÇÃO DO TEMA
|
|||||
3.1
|
Abordagem correta do conteúdo
|
|||||
3.2
|
Exposição clara das ideias ou
Preso à leitura
|
|||||
3.3
|
Fundamentação científica /
poder de convencimento
|
|||||
4
|
EQUIPE
|
|||||
4.1
|
Qualidade da apresentação
|
|||||
4.2
|
Tempo da apresentação
|
|||||
4.3
|
Organização da equipe
|
|||||
4.4
|
Interação com a turma (alunos)
|
|||||
4.5
|
Apresentação de artigo no
decorrer da exposição do assunto
|
|||||
4.6
|
Capacidade de responder
perguntas dos ouvintes
|
|||||
4.7
|
Uso de termos técnicos
inerentes ao assunto
|
|||||
Observações do avaliador:
__________________________
Fontes:
http://novoolharnoavaliar.blogspot.com.br/
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