Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Férias dos sonhos

10 lugares que vão fazer você tirar férias no Brasil

Faz pouco tempo que as viagens internacionais se popularizaram e os brasileiros chegaram em multidões a Miami, Buenos Aires e Europa. Mas com essa euforia justificável para ver o mundo todo, a gente pode acabar negligenciando um pouquinho o que temos aqui. Eu tiro por mim, que nos últimos anos viajei mais para fora que para dentro, por exemplo.
Há quem culpe os preços das passagens aéreas, mas eu tô para dizer que isso é desculpa. Assim como existem promoções com preços incríveis para o exterior, é só ficar ligado que você encontra barganhas legais pelo Brasil também. Foi assim que, no ano passado, eu fui conhecer Foz do Iguaçu por R$300 e Florianópolis por R$190.
Aqui no 360meridianos a gente fala tanto de conhecer outras culturas, de cair no mundo, que às vezes deixamos o incentivo ao turismo interno um pouco de lado. Por isso, resolvemos elaborar uma seleção com lugares que já visitamos e outros que estão na nossa bucket list. São destinos que vão fazer você querer passar suas férias no Brasil.

São Luís (MA)

sao luis - ma centro histórico
Foto: Lyssuel Calvet (CC BY 2.0)
Por quê? 
Já faz um tempo que a capital do Maranhão está no topo da minha lista de lugares para visitar no Brasil. A arquitetura do centro histórico, as casas enfeitadas com azulejos portugueses, a cultura riquíssima, as praias de incríveis e a possibilidade de usá-la como base para visitar um lugar ainda mais paradisíaco: os lençóis maranhenses. Esses são alguns dos motivos pelos quais você também deveria estar planejando uma viagem para lá.
Quando ir? Em junho ou julho, para aproveitar o São João e as festas do Bumba-Meu-Boi.

Belém (PA)

belém - pará -mercado
Por quê? 
Tudo começou quando eu descobri que lá no Pará eles usam açaí nas refeições. Isso mesmo, com comida salgada! Como eu nunca comi açaí de verdade, só o creme, fiquei curiosa para experimentar essa culinária que soa tão exótica para mim, mesmo estando em meu próprio país.
Não é incrível morar em um lugar tão diverso que você pode sair da sua zona de conforto sem nem ao menos cruzar uma fronteira? Depois que eu ouvi falar da Estação das Docas, um lugar abandonado que foi revitalizado para virar um espaço cultural e gastronômico e que hoje fica lotado nos fins de tardes, a vontade só aumentou. E ainda tem o famoso mercado Ver-o-Peso, o Círio de Nazaré e a natureza exuberante.
Quando ir? Em outubro, para conferir o Círio de Nazaré. Evite o período de chuvas que vai de dezembro a abril.

Chapada dos Veadeiros (GO)

Chapada dos veadeiros - vale da lua
Foto: Lauro Sirgado (CC BY-SA 3.0)
Por quê? 
Esse não é um lugar que eu quero ir, mas um que eu já fui e quero voltar. Eu era bem novinha, tinha 18 anos, e tenho a sensação de que não aproveitei tudo, sabe? Sem falar que também quero levar o Rafa para conhecer esse lugar.
Entre as cachoeiras impressionantes e o curioso Vale da Lua, que é todo formado por pequenas crateras, o que mais me encanta por lá é a mágica vila de São Jorge, um lugar onde parece que o tempo não corre.
Quando ir? De abril a setembro, período sem chuvas. Convém evitar julho e agosto, os meses mais secos, que podem ser meio desconfortáveis.

Jericoacoara (CE)

Jericoacoara, ceará
Foto: Bart van Dorp (CC BY 2.0)
Por quê? 
Se as fotos das redes dentro da água não são suficientes para te convencer, então não tenho mais nada a dizer. (Jogue Jericoacoara no Google Images e morra de vontade de se teletransportar para lá).
Quando ir? No verão ou entre 15 de julho e 15 de agosto, quando o pôr do sol se encaixa perfeitamente na Pedra Furada.

Ouro Preto (MG)

Onde ficar em Ouro Preto MG
Por quê? 
Essa é mais uma atração que eu já risquei da minha lista faz tempo e, para falar a verdade, inúmeras vezes. Na verdade, já perdi as contas de quantas viagens a Ouro Preto eu fiz. Estando só a duas horas de BH, a cidade é meu escape favorito para fins de semana e feriados curtos.
Mas então, por que ela está nesta lista? Simples, porque vou advogar aqui a favor do meu estado e te provocar a conhecer uma de nossas maiores joias! Comida mineira maravilhosa, arquitetura colonial, restaurantes charmosos, festas em repúblicas para quem é de festa, tranquilidade para quem é de tranquilidade, tudo isso te espera em Ouro Preto.
Quando ir? Em julho a cidade fica agitada com o Festival de Inverno da UFOP, que leva diversas atrações culturais para lá. Se você quer agito, o carnaval e a Festa do 12 (na semana do dia 12 de outubro) são as melhores datas para você. Mas a lista de eventos culturais por lá é extensa.

Itaúnas (ES)

Itaúnas - Espírito Santo
Foto: Carlos Fim (CC BY-SA 3.0)
Por quê? 
Porque essa é a praia brasileira mais bonita que eu já fui e morro de vontade de voltar. É impossível descrever a lindeza que é subir as dunas com aquele céu azulzinho e depois ver o mar aparecendo lá longe. A vila também é charmosa até dizer chega. E os fãs de forró são ainda mais bem recebidos na cidade, que é a capital mundial dessa dança. Fora que a gente adora falar bem do Espírito Santo.
Quando ir? No verão para curtir as praias ou em julho se você quiser conferir o Festival do Forró.

Recife e Olinda (PE)

Montagem_Recife_(3)
Foto: Juniorpetjua (compilation) – All CC/PD
Por quê? 
Uma viagem dois em um por belos centros coloniais do Brasil. A arquitetura, restaurantes, igrejas, o maracatu, o frevo, os canais de Recife, as praias… É pouco motivo pra você?
Quando ir? No carnaval, considerado um dos melhores do país.

Manaus (AM)

Rio_Negro-am
Foto: Salles Neto (Domínio Público)
Por quê? 
Manaus é o ponto de partida para conhecer um dos nossos maiores patrimônios, a Floresta Amazônica. Quem nunca sonhou em se embrenhar na maior floresta tropical do planeta, ver o encontro das águas, andar de canoa no Rio Amazonas, ver de perto uma das tribos indígenas que habitam a região e provar a culinária local, baseada em peixes e temperos?
Quando ir? Em outubro, na Festa do Boi de Manaus

São Miguel das Missões (RS)

Sítio_Arqueológico_de_São_Miguel_Arcanjo
Por quê? 
As ruínas construídas por jesuítas no século 17, na fronteira do Brasil com a Argentina, são um dos mais importantes monumentos históricos do país. A imponente Catedral de São Miguel Arcanjo é a principal atração do lugar. Todas as noites, as ruínas são protagonistas do festival de Som e Luz. Ali perto, dá para visitar mais três sítios com construções jesuítas e curtir a agitada noite de Santo Ângelo.
Quando ir? Sempre!

João Pessoa (PB)

joão pessoa - jacaré - Paraíba
Foto: lubasi (CC BY-SA 2.0)
Por quê? 
Pra falar a verdade, eu nunca tinha prestado atenção em João Pessoa até bem recentemente. Mas nos últimos tempos, tenho visto tanta gente dizer esse é um dos melhores lugares do nordeste que fiquei com vontade de conferir. Cheia de praias urbanas e não tão urbanas assim, passeios bacanas para fazer ao redor, piscinas naturais e história, a cidade impressiona pelo incrível pôr do sol. E é lá que fica o ponto mais oriental das Américas.
Quando ir? No Verão!
É claro,  um país e grande e diverso como o Brasil não cabe em um post. Muitos lugares incríveis ficaram de fora desta lista, eu sei. Mas é por isso que a gente continua a conversa nos comentários. Qual o seu destino verde amarelo dos sonhos?
* Imagem destacada: Shellen (CC)
Sou jornalista, mas o que eu sempre quis mesmo é contar histórias e colecionar aventuras. Na falta de um emprego desses, criei um para mim: desde 2011, viajo pelo mundo e escrevo sobre o que vi. Sou mineira de BH, mas já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh e Buenos Aires, onde vivo no momento. Gosto de literatura, cervejas, artigos de papelaria e tenho um cachorro salsicha chamado Whisky. Também escrevo o blog Oxford Comma.


Read more: http://www.360meridianos.com/2014/11/lugares-que-vao-fazer-voce-passar-ferias-brasil.html#ixzz3wKIA8mqS

Nenhum comentário: