Total de visualizações de página

Translate

Livro Escritores da Periferia

Livro Escritores da Periferia
Uma produção dos alunos da escola Edílson Façanha

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Férias em foco

Férias escolares: Veja dicas do que fazer com as crianças


Janeiro é mês de férias escolares. Diferente do que acontece em janeiro, o inverno é dificulta a programação de passeios ao ar livre. Neste caso é preciso criatividade para distrair os pequenos em casa.

Invista em brincadeira com os amigos, atividades para diverti-los e boa alimentação. Vale lembrar que é em épocas como esta que o número de acidentes domésticos mais cresce. Procure ficar sempre por perto.
Comidinhas
lanche
Não vá pensando que férias escolares é motivo para descuidar da alimentação das crianças. Os dias de descanso não valem para as comidinhas saudáveis. Os pequenos irão comer mais estando em casa e é justamente por isso que não podemos descuidar na hora de ir para o fogão.
Ofereça bolos feitos em casa, sem coberturas ou recheios, como de fubá cremoso ou de coco. Suco natural de frutas também são ótimos para hidratar e dar energia. Eles irão adorar. Claro que não dá para evitar 100% das guloseimas, mas tem uma dica importante. O fundamental é que as principais refeições sejam respeitadas, não abra mão do café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
A mamãe que nota nos filhos problemas para se alimentarem bem devem conversar com um especialista. Um pediatra ou nutricionista poderá avaliar o caso e dizer se realmente há motivos para se preocupar.
Brincadeiras
brincadeira
Distrair as crianças em casa não é tarefa fácil. Para evitar a turminha deixe sua casa de pernas pro ar, comande brincadeiras organizadas. Veja algumas sugestões:
Saco secreto – Pegue uma sacola escura e grossa para cada criança e coloque dentro delas objetos disponíveis em casa. Convide os amigos a descobrirem o que há dentro do saco apenas apalpando, não vale espiar. Quem acertar primeiro vence a rodada.
Feira – Escolha alguém para começar, ele deve dizer “Eu fui à feira e comprei…” completando com uma fruta, verdura ou legume. O próximo deve repetir o item dito e acrescentar outro, assim por diante até que alguém erre a sequência. Além de ser ótima para a memória, a brincadeira pode estimular as crianças a comerem os vegetais citados.
Jogo da memória – Peça para que as crianças virem de costas. Escolha de dez a doze objetos e os coloquem em linha sobre uma mesa. A turma poderá virar e observar as peças por um minuto para memorizarem. Troque a sequência e depois eles terão que recolocá-los na ordem que estavam.
Distraindo as crianças
cozinhando
Que tal aproveitar o tempo livre para cozinhar junto com as crianças. Preparar um bolo, por exemplo, pode aproximar a família e ainda render um bom lanche. Convide os pequenos para lhe ajudar. Lembre-se de mantê-los longe do fogo e de objetos cortantes como tesouras e facas.
Prevenindo acidentes
cuidados
Férias tende a aumentar o número de acidentes domésticos, já que as crianças passarão mais tempo em casa. Como elas têm energia de sobra para as traquinagens, é preciso redobrar a atenção. Fique de olho enquanto os pequenos brincam, queda é a principal causa de hospitalização de crianças até 14 anos.
Brinquedos com peças pequenas, enferrujados, quebrados ou com superfícies perigosas devem ser evitados a todo custo. Brincadeiras na rua devem excluídas, já em praças ou parquinhos exigem a presença constante de um adulto.

Nenhum comentário: